A Ford revelou o novo EcoSport nesta quarta-feira (4), no Salão de Nova Délhi, na Índia. O SUV também está sendo mostrado nesta manhã em Brasília. A apresentação desse que é um dos lançamentos mais esperados para 2012 acontece simultaneamente em diversos mercados porque o novo SUV compacto será vendido em mais de 100 países. Desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora, o carro vai ser produzido, inicialmente, no Brasil, Índia e Tailândia.
A data de lançamento ainda é mantida em segredo, assim como o preço. Não foram revelados detalhes da mecânica do veículo que será vendido aqui: na apresentação foi usado um protótipo e o interior do veículo também não foi mostrado. No evento na Índia foi dito que o veículo vai contar lá com motor 1.0 EcoBoost, de 3 cilindros, 1.0 litro.
Para a Ford do Brasil, o carro é um marco, pois coloca o país como um dos centros de desenvolvimento de produtos globais para a companhia norte-americana -são 5 ao todo. No entanto, o salão indiano foi escolhido como palco principal da estreia porque se trata do país onde a Ford tem forte foco de expansão; além disso, a expectativa é que o evento atraia 1,4 milhão de visitantes.
Para o mercado brasileiro, o carro começa a ser produzido em Camaçari, na Bahia, onde é feito o modelo anterior. "A meta da Ford é desenvolver carros globais, mas produzí-los perto dos mercados onde serão vendidos. O Brasil atenderá a demanda da América do Sul, a Índia, apenas o mercado indiano, por exemplo", disse Marcos de Oliveira, presidente da Ford do Brasil e Mercosul.
O novo EcoSport conta com a plataforma do New Fiesta, o primeiro que traz no DNA o conceito "One Ford", de globalização dos carros da companhia.
No evento em Brasília, a montadora destacou que é a primeira vez que a engenharia de Camaçari desenvolve um carro global. "Esse nosso novo produto começa a nova realidade de globalização", afirma o diretor de assuntos corporativos da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb.
A renovação do EcoSport ocorre no momento em que o líder da categoria SUV ganha novos concorrentes, como Renault Duster, lançado em outubro passado, e o Fiat Freemont, que chegou em agosto. O modelo da Ford fechou 2011 com 38.530 unidades vendidas contra 18.023 do Hyundai Tucson, o vice-líder, segundo dados divulgados nesta quarta pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O Duster emplacou 9.388 unidades em seus 3 meses no mercado. E o Freemont, 2.247.