Participaram da seleção mais de 26 mil estudantes, entre 14 e 22 anos de idade. Esse foi um dos diferenciais da seleção, que este ano ampliou a faixa etária dos inscritos. Uma análise dos índices de aprovação aponta que houve maior incidência entre os adolescentes na faixa dos 17 aos 18 anos. Esta foi a segunda seleção pública realizada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para composição do Banco de Aprendizes. A primeira edição aconteceu em 2008 e do total selecionado, mais de mil jovens foram incorporados pelo Estado.
A prova foi aplicada no dia 4 de dezembro, no turno vespertino, em 38 instituições de ensino da rede estadual de educação, além de unidades da Uneb e do Colégio da Polícia Militar, localizadas em 20 bairros de Salvador. A Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter eliminatório e classificatório, com duração total de quatro horas, foi composta por questões de Português (20), Matemática (20) e Atualidades e Cidadania (20), totalizando 60 quesitos. Os aprovados obtiveram 50% de acertos do total das questões. A validade da seleção é de dois anos e pode ser prorrogada.
Mantido pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, o Programa Mais Futuro visa abrir as portas do mercado de trabalho para jovens e adolescentes com renda familiar de até três salários mínimos e que estejam na faixa etária entre 14 e 22 anos de idade. As diretrizes do programa são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê assinatura de convênio entre o Estado e entidades sem fins lucrativos.