Economia

LAURO DE FREITAS INICIA COBRANÇA IPTU SEM AUMENTO REAL A CONTRIBUINTE

vide
| 17/12/2011 às 11:24
Depois de quase quebrar comércio da Luis Tarquinio, trânsito em mão dupla volta dia 28
Foto: BJÁ

Pelo oitavo ano consecutivo, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) não sofre aumento real em Lauro de Freitas só a correção monetária.

A prefeitura já começou a distribuir os carnês, referentes a 75 mil imóveis. Todos serão enviados inicialmente pelo correio e, em caso de devolução, entregues por carro da secretaria municipal da Fazenda (Sefaz). O contribuinte que estiver em dia ou com dívidas negociadas terá 10% de desconto se pagar até 31 de janeiro. Quem preferir, pode quitar em até dez vezes sem juros.


A Sefaz aposta no crescimento do número de imóveis cadastrados - superior a 10% em comparação a 2010 e 20% em relação a 2011. Este avanço deve-se, de acordo com o secretário municipal da Fazenda, Roque Fagundes, à qualificação do cadastro imobiliário e ao crescimento do município.
 

Os recursos do IPTU financiam serviços e obras públicas em benefício de toda a população. "Se a cidade não arrecada, passa a ter dificuldades para atender sua população. É ruim para o município e consequentemente para o cidadão. Ao pagar imposto, que será utilizado para o bem coletivo, se está exercendo a cidadania, contribuindo com a cidade" - reforçou o secretário. Para ele, "só tem direito quem anda direito".

Portanto, apenas quem cumpre suas responsabilidades fiscais, segundo Fagundes, pode reclamar e exigir melhorias do poder público.

Apesar de registrar ano a ano aumento na arrecadação mesmo sem reajuste no imposto, Lauro de Freitas ainda tem uma das maiores inadimplências do Estado.

MUDA TRÂNSITO

A Prefeitura gastou R$500 mil para mudar o trânsito na Av Luis Tarquinio, no acesso à Vilas do Atlântico, passando a mão-única e quase quebra o comércio local.

Felizmente, a prefeita Moema teve o bom senso de voltar a adotar a mão-dupla na avenida o que deverá acontecer dia 28 próximo.