Há quatro anos, foi lançado em Caculé o projeto sócio-ambiental da Coleta Seletiva, iniciado em pequenas proporções, porém com grandes ideias e com muito empenho dos envolvidos para que a realidade dos materiais recicláveis fosse mudada na cidade. Hoje o projeto é um grande sucesso, modelo para muitos municípios, tanto que é destaque na região.
A comemoração da Coleta Seletiva e da Cooperativa de Catadores Catando a Vida aconteceu na tarde de 21 de outubro, com uma programação especial, que incluiu missa em ação de graças, jantar para os cooperados, passeata percorrendo as principais ruas da cidade e uma Concentração Ecológica, que contou com grande participação popular.
A Concentração foi realizada na Praça Getúlio Vargas, onde aconteceu a troca de garrafas pet por produtos da Cooperativa Catando a Vida, além da distribuição gratuita de 400 mudas (produzidas no Viveiro Municipal) e da demonstração do processo de transformação de garrafas pet na Vassoura Ambiental. Tudo isso ao som do cantor Kleytones. Uma bela festa que brindou o aniversário e o sucesso da Coleta Seletiva junto com a população.
A quantidade de materiais recolhidos na Concentração Ecológica foi surpreendente. 20 garrafas pet valiam uma Vassoura Ambiental ou 10 garrafas valiam um kit de Sabão Ecológico ou uma Sacola Retornável. As trocas renderam ao todo três caminhões de garrafas pet, que serão transformadas em Vassoura Ambiental pelos cooperados. Mas não foi só a Cooperativa quem ganhou, a população levou para casa, em média, 600 vassouras, 250 kits de sabão e 700 sacolas retornáveis. Para a coordenadora da Coleta Seletiva em Caculé, Alzenir Dias Souza Santana, o objetivo do evento foi alcançado,
"Tivemos um resultado maravilhoso! A comemoração incentivou ainda mais as pessoas a participarem no projeto; reativou, intensificou e formou novas parcerias; renovou a conscientização ecológica e o espírito de solidariedade e de inclusão social. Ficou evidenciado que o sucesso da Coleta Seletiva é conseqüência de uma união de forças", analisou a coordenadora.
Essa movimentação ecológica que comemorou os quatro anos da Coleta Seletiva foi uma realização das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura e Meio Ambiente com a participação de importantes parceiros do projeto, como: ACS - Agentes Comunitários de Saúde, Assessoria de Comunicação - ASCOM do Governo de Caculé, Atalaia 87,9 FM, Câmara de Vereadores, Colégio Estadual Ana Teixeira, Colégio Estadual Norberto Fernandes, Colégio Excelência, Colégio Paulo Freire, Comércio de Caculé, CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Escolas Municipais, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, Lig-Lixo, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Secretarias Municipais, Vigilância Epidemiológica, Viveiro Municipal e, especialmente, o apoio da população caculeense.