Numa promoção conjunta, a Associação de Criadores de Ilhéus e a Rancho Leilões realizam no sábado e domingo (20 e 21 de agosto), no Parque de Exposições de Ilhéus, leilões mistos com animais de reconhecida qualidade. O evento, segundo o presidente da Associação Ilheense dos Criadores, João Bittencourt Neto, tem a finalidade de melhorar a qualidade genética dos animais no município, aumentando a produção na zona rural.
No sábado (21), a partir das 19 horas, será realizado o leilão de 40 lotes de muares, ovinos e animais de sela de diversas raças, a exemplo de mangalarga marchador, pampa, quarto de milha, dentre outros, puros e meio sangue. Explica João Bittencourt, que os compradores terão facilidade de pagamento, pois cada lote será parcelado em 10 prestações iguais e sem juros.
No domingo (21), a partir das 13 horas, será realizado o leilão de 80 animais bovinos selecionados, das raças leiteiras Gir, Girolando, Holandesa, oriundos de planteis de criadores dos estados de Minas Gerais e Bahia. Todas as fêmeas possuem comprovação de prenhes ou paridas. Neste mesmo dia também serão leiloados cinco touros da raça Gir, de alta qualidade.
Movimento em ascendência
Informa o presidente da Associação Ilheense dos Criadores, João Bittencourt, que os leilões contam com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, do Governo do Estado, através da Adab e EBDA, além de diversas empresas privadas. "A confiança dessas instituições e empresas é uma demonstração da confiança depositada na associação, que vem empreendendo uma grande campanha para qualificar a agropecuária ilheense", ressaltou.
João Bittencourt explica, ainda, que o Parque de Exposições de Ilhéus é um dos melhores e mais bem localizados equipamentos da agropecuária baiana e que vem recebendo, cada vez mais, eventos de grande porte. "Este ano já realizamos três grandes leilões, a ExpoPampa, cavalgadas, além de festas particulares. Nossa intenção é fechar o ano de 2011 com um total de mais de 20 eventos realizados", explica.
Ainda dependendo de confirmação, o Parque de Exposições de Ilhéus deverá sediar uma exposição e leilão da raça Mangalarga Paulista, programada para outubro próximo, bem como da raça Mangalarga Marchador, agendada para o mês de dezembro deste ano. "Vamos continuar investindo no engrandecimento da agropecuária, que é uma das maiores fontes de geração de emprego e renda de Ilhéus", conclui Bittencourt.