Economia

ESPÍRITO SANTO CONTEMPLA COOPERATIVAS ZERANDO ICMS DO LEITE LÍQUIDO

VIDE
| 27/03/2011 às 21:03
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), assinou decreto que reduz a zero a contribuição ao ICMS do leite líquido, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor, desde o pequeno produtor até as grandes empresas e cooperativas, de Norte a Sul do Estado, na busca pelo aumento da competitividade, pela valorização do homem do campo e da redução das desigualdades so­ciais.


"Participamos dos deba­tes sobre a tributação do leite e seus derivados e, atentos às necessidades do setor, decidimos reduzir o ICMS para fortalecer os nossos produtores, empresas e cooperativas" disse Casagrande. "O nosso foco no desenvolvimento regional e na redução das desigualdades está contemplado com a medida, porque entendemos que o fomento à pecuária e atividades ligadas ao campo são importantes instrumentos para melhorar a qualidade de vida da nossa população", destacou o governador.


Renato Casagrande afirmou também que a medida faz parte de um conjunto de políticas de incentivo às atividades rurais do Governo do Estado, no sentido de valorizar os empreendedores locais. "Essa é uma nova ação que vem colaborar com outras já em execução, como a distribuição de resfriadores de leite para a melhor estruturação das cooperativas e que, gradativamente, vão nos auxiliar no trabalho de fortalecimento das microrregiões e de suas potencialidades", ex­plica.


Com a nova tributação, o Governo pretende estimular a competitividade dos produtores, fazendo frente à concorrência de mercadorias de outros Estados. "Vamos conseguir fazer crescer as nossas indústrias com a redução do ICMS", destacou José Onofre Lopes, presidente da Selita.