A Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport está promovendo uma mobilização de âmbito nacional junto às empresas exportadoras e importadoras do país que movimentam carga conteinerizada em todos os portos públicos brasileiros.
A iniciativa tem por objetivo conclamar para a participação na audiência pública presencial da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na próxima terça-feira (29), das 14h às 18h, em Brasília, a fim de discutir a proposta de norma da Resolução 1967.
No entender da Associação, da maneira que a proposta foi redigida, ganham apenas os terminais arrendados e perdem os usuários e o governo, em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal), na arrecadação de tributos e divisas e geração de emprego e renda.
Representando a Usuport, o diretor executivo, Paulo Villa, levará à mesa de discussão as contribuições dos associados, para evitar a aprovação de uma medida, que comprometerá a competitividade das empresas e aumentará o "custo Brasil". A Associação também vai apresentar à Antaq uma proposta de norma que atenda às empresas usuárias dos portos do comércio internacional e de cabotagem.