Economia

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES PODERÁ FAZER INVESTIMENTOS NA BAHIA

vide
| 16/03/2011 às 21:13

As rodovias BR-030, BR-235 e BR-415, dentre outras, contarão com investimentos do Ministério dos Transportes na Bahia. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) e o Vice-Governador da Bahia, Otto Alencar, acompanhados por parlamentares da bancada federal baiana, participaram hoje (dia 16) de uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, onde foram acertados os investimentos para diversas obras.


De acordo com Pinheiro, o Ministério vai empenhar uma verba de R$ 25 milhões para pavimentação da BR-235, no trecho que liga o município de Remanso a Casa Nova. Ainda segundo o senador, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) deverá doar ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) um projeto de duplicação da BR 415, no trecho Ilhéus-Itabuna, para que o órgão federal possa licitar a obra.
 
"Essas são obras fundamentais para contribuir com o desenvolvimento dos territórios de identidade da Bahia, desconcentrando as riquezas e assegurando o crescimento das economias locais", disse Pinheiro.


Durante a audiência, a bancada federal baiana sugeriu ao ministro a duplicação do trecho da BR-116 entre Feira de Santana e o Posto Trevo. O senador Pinheiro observou que essa é uma obra igualmente essencial, tanto para a melhoria da segurança dos usuários, como para desafogar a estrada, que é vital para o transporte de cargas. Para ele, a articulação conjunta entre os Governos Federal e Estadual e a bancada federal baiana vai assegurar, ainda mais, a liberação de recursos para obras de melhorias de infraestrurura da Bahia.


Outro assunto debatido no encontro foi a realização de um convênio entre o Dnit e o Derba para utilizar emendas de projetos no Orçamento Geral da União para ampliar a BR-242 de Paraguaçu até a futura ponte Salvador-Itaparica. Também participaram da audiência os deputados federais José Rocha, José Carlos Araújo, João Leão e Maurício Trindade, além do diretor geral do Derba, Saulo Pontes, e o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot.