O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) participou, em Brasília, do café da manhã, ontem (23) promovido pela União Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Unicafes) para apresentação da proposta do Documento Propositivo do Cooperativismo Solidário para a Erradicação da Pobreza, elaborado pela Unicafes em parceria com outras entidades do segmento da Agricultura Familiar.
Em sua saudação aos participantes do evento, Waldenor Pereira defendeu: "Uma necessidade que temos é o de desenvolver ainda mais os modelos de cooperativismo para e pela população rural que temos no Brasil. Por exemplo, em meu estado, a Bahia, aproximadamente 50% da população vive no campo. Precisamos de um modelo de desenvolvimento que democratize a renda e que não gere miséria".
Hoje (24) pela manhã, deputado Waldenor recebeu a visita de Elisangela Araújo,
Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Brasil ( FETRAF) e de Roseval Leite, Presidente da FETRAF/Ba. Na reunião, o deputado reafirmou o compromisso do mandato na defesa de implementação de políticas para a Agricultura Familiar no Brasil e na Bahia. Ele assegurou que o seu mandato não medirá esforços para pautar, na Câmara Federal, ações que visem o fortalecimento da agricultura familiar.
Consolidação do cooperativo solidário
No café da manhã realizado ontem o presidente da Unicafes, José Paulo Crisóstomo Ferreia, falou do objetivo da entidade de aproximar os deputados das necessidades do cooperativismo solidário, sensibilizando-os para o trabalho que deve ser feito em prol de milhões de agricultores familiares e empreendedores da economia solidária, colocando em pauta as principais demandas para a consolidação deste segmento no Brasil.
A proposta da Unicafes, segundo o dirigente da entidade, está em consonância com a proposta do Governo Federal de combate a fome e erradicação da miséria e que se fortalece diante das ações já desenvolvidas. "O Cooperativismo Solidário vem promovendo diversas iniciativas para a consolidação do desenvolvimento social e econômico da Agricultura Familiar e Economia Solidária", disse.