O governo federal terá, em 2011, R$ 622,8 milhões para aplicar em publicidade. Pouco mais de 30% (R$ 210,3 milhões) serão destinados a anúncios diretamenter vinculados à Presidência da República, detentora do maior orçamento entre todas as pastas dos três poderes. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (26), no site da ONG Contas Abertas.
A segunda maior verba está prevista para o Fundo Nacional de Saúde (FNS), que teve orçamento aumentado na comparação com 2010, passando de R$ 120,2 milhões para R$ 139,2 milhões. O Ministério do Esporte vem em seguida, com R$ 44,2 milhões, 38 milhões a mais do que no ano passado.
Ainda conforme levantamento do Contas abertas, em 2010, foram gastos pela administração direta federal quase R$ 650 milhões com campanhas midiáticas, mais de R$ 1,7 milhão por dia em publicidade governamental. A exemplo deste ano, a Presidência da República abarcou a maior parte da verba: R$ 199,3 milhões. Fundo Nacional de Saúde e Fundo Nacional de Segurança e Educação no Transito, com R$ 131,3 milhões e R$ 126 milhões liberados, respectivamente.