Economia

FREEWAY DEVE AUMENTAR EM 40% SUA PRODUÇÃO DE CALÇADOS EM JACOBINA

vide
| 20/01/2011 às 16:00
Presidente Fiesp, Paulo Skaf; Jânio e Wayner Machado, diretores Freeway; e James Correia
Foto:
 

Entre as dez maiores fabricantes de calçados do Brasil, a Freeway vai aumentar em 40%, até o final deste ano, a produção de calçados masculinos e esportivos em sua fábrica de Jacobina, no Piemonte da Chapada Diamantina.

Instalada na Bahia desde 2005, com a ampliação a empresa vai passar a produzir 1,2 milhão de pares/ano.


"Com a implementação dessa nova linha de produção, que só depende da construção de um novo galpão de 5 mil m2, o número de trabalhadores vai passar dos atuais  400 para 600", diz Jânio Machado, diretor-presidente da Freeway, acrescentando que mais de 500 jovens de Jacobina e região já foram treinados em parceria com o SESI/SENAI.


O Governo da Bahia está dando prioridade a este projeto de ampliação, porque o setor calçadista é estratégico na política de desenvolvimento do Estado. Além do mais, a empresa é símbolo do processo de descentralização da economia baiana, verificado nos últimos anos.


"O que nós estamos buscando é mais fábricas de calçados e componentes na Chapada e no semi-árido baiano. Precisamos adensar a cadeia produtiva do couro e do calçado", disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, durante visita ao stand da Freeway na Couromoda, em São Paulo, em companhia do presidente da FIESP, Paulo Skaf.


A Freeway tem como meta para 2011 aumentar em 12% as vendas internacionais, com foco nos países do Oriente Médio como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Omã. Em 2010, a marca obteve 20% de crescimento nas vendas nacionais e 75% nas exportações de seus calçados, comercializados para mais de 25 países da América do Sul, América Central, Europa, além do próprio Oriente Médio.