Segundo o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) este ano, Camaçari é o segundo município baiano que mais cresceu nos últimos dez anos e o quarto mais populoso do estado da Bahia. O crescimento demográfico da cidade está ligado a chegada de pessoas de outras cidades e estados, em busca de oportunidades de emprego e mais qualidade de vida.
Camaçari, que tinha 161.727 habitantes no último censo realizado pelo IBGE, em 2000, saltou para 242.984 moradores este ano e apresentou um crescimento populacional de 50,24% com 81.257 pessoas a mais no Município.
Diante do crescimento médio de 8 mil pessoas por ano, a administração municipal tem realizado políticas públicas de forma articulada e planejada para atender a demanda da população, cada vez mais crescente, por saúde, educação, emprego, moradia e serviços sociais.
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, observou que o crescimento de mais de 80 mil pessoas nos últimos dez anos se acentuou ainda mais nos últimos cinco. Isso reflete o bom momento que Camaçari vive, não apenas no aspecto econômico e financeiro, mas também no que diz respeito a infraestrutura, tornando o Município uma dos melhores da Bahia para se viver.
PLANEJAMENTO
O secretário da Administração (Secad), Ademar Delgado, concorda com o prefeito Caetano, e afirma que o crescimento acelerado do Município exige um planejamento estratégico para fazer frente à demanda crescente por serviços básicos por parte da população.
"Muitas das ações iniciadas neste governo já projetam a Camaçari dos próximos 10 anos, como a ampliação da rede de esgoto e de água, a requalificação do Rio Camaçari, a retirada da linha férrea do centro da cidade, o investimento na qualificação das pessoas e a ampliação de moradias", observa Ademar Delgado.
Na área da saúde, por exemplo, a oferta de serviços é redimensionada anualmente para atender as demandas da atenção básica, do atendimento especializado e por exames clínicos e laboratoriais. "Todos os anos repensamos e reprojetamos a saúde de Camaçari levando em consideração a mobilidade das pessoas", explica o secretário da Saúde, Camilo Pinto.
Nos últimos seis anos, a cobertura do Programa de Saúde da Família passou de 23% para 72%, a rede de urgência e emergência foi reestruturada e hoje tem capacidade de 30 mil atendimentos por mês. A oferta de exames foi ampliada para 99 mil procedimentos por mês e as consultas da atenção básica passaram a ser oferecidas também à noite, com a implantação do terceiro turno, o que aumenta o acesso da população.
A educação é outra área que sofre grande impacto com o crescimento populacional, por isso, a Secretaria da Educação (Seduc) construiu novas escolas e tem otimizado os recursos no intuito de ampliar o número de salas de aulas e a oferta de vagas nas unidades de ensino. No entanto, segundo o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, a oferta de vagas tem sido crescente em Camaçari independente do crescimento demográfico.
Na avaliação da secretária de Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, a atual administração investe em saúde, educação, assistência, infraestrutura e diversas ações de inclusão social que contribuem para atrair cada vez mais pessoas, em busca dos serviços aos quais não tem acesso em outras cidades. "O governo vem trabalhando fortemente para atender essas pessoas que chegam a cada dia à Camaçari".
Para Jailson Rodrigues, supervisor de informação do IBGE, Camaçari tem crescido de forma significativa devido ao dinamismo econômico, a qualidade e beleza da orla que possui, a infraestrutura oferecida e a proximidade da capital. "Aspectos que tornam Camaçari uma área interessante, sobretudo pela possibilidade de maior qualidade de vida, ao morar próximo à orla, vinculada aos aspectos econômicos", frisou.