Ademi apresentou balanço final do 5º Salão de Negócios Imobiliários da Bahia. O
Vice-presidente da ADEMI-BA e Coordenador do Salão Imobiliário, Cláudio Cunha, anunciou um público de 22.752 visitantes - o que representou um aumento de 35% em relação a 2009 - 418 imóveis vendidos e um faturamento de R$ 105.680.518,17 em unidades comercializadas, um crescimento de 30%.
Quando o assunto é cartas de créditos geradas, o evento contabilizou o número de 1.824, com um faturamento previsto de R$ 330.442.364,79. Em relação à quantidade de negócios gerados, o Salão contabilizou um total de R$ 441.425.479,16.
O presidente da ADEMI-BA, Nilson Sarti, destacou a importância do Salão para o mercado imobiliário. De acordo com ele, o evento é hoje um dos mais importantes e maiores do Brasil e isso se deve à sua excelente estrutura. "Este ano, fomos surpreendidos logo no primeiro dia com um recorde absoluto de público. Sem dúvida este é o melhor Salão de todos os tempos. Nesta edição tivemos muitas novidades, dentre elas a Maratona Universitária de Ideias, que contou com os jovens para pensar e saber como resolver os problemas de Salvador. Também tivemos o Fórum ADEMI Bahia com importantes discussões sobre a nossa cidade, além de contarmos com a participação de bancos, da mídia e de patrocinadores, que contribuíram para os resultados positivos. Sem dúvida iremos trabalhar para que a sexta edição seja ainda melhor", completou Sarti.
Pesquisa de Avaliação e Demanda Imobiliária
Este ano, uma das novidades do Salão foi a parceria com a empresa Conexão, responsável por realizar a Pesquisa de Avaliação e Demanda Imobiliária durante os cinco dias junto aos visitantes.
De acordo com a pesquisa sobre a intenção de compra, 58% dos entrevistados responderam que desejavam comprar um apartamento, enquanto que 26% desejavam casa. Já em relação ao tipo de imóvel que procuravam, 31% responderam que estavam à procura de imóvel novo e pronto e 28% buscavam novos e na planta, enquanto 13% tinham interesse em usados.
Em relação ao número de quartos, observou-se que a maioria estava em busca de imóvel de 2/4 e com uma vaga de garagem. Quando o assunto foi bairro desejado, a pesquisa revelou que em primeiro lugar aparece Lauro de Freitas, depois Brotas e em seguida Cabula. Dentre os itens de lazer preferenciais, a piscina aparece em primeiro lugar, com 25% da preferência do público, seguido de academia (14%), quadras esportivas (12%) e parque infantil (11%).
A quantidade de suítes também foi analisada e mostrou que 25% dos visitantes disseram não ser necessário suíte, porém 60% mostraram que na hora de comprar o imóvel buscam pelo menos por um que disponha de uma suíte. Na pesquisa, um dos dados que mais chamou a atenção foi o fato de 72% dos entrevistados terem respondido que não pretendiam utilizar o seu imóvel usado para a aquisição do novo. Vale destacar que 53% destes possuem imóvel quitado e apenas 29% alugado.
A pesquisa também apontou que 44% dos visitantes eram casados e moravam com três pessoas em média. Mostrou, ainda, que 33% eram assalariados e possuíam carteira assinada, tendo 29% renda entre 3 e 6 salários mínimos, representando a maior fatia. A idade média estava entre 30 e 34 anos.
Recordistas de vendas
Após apresentação da pesquisa, a ADEMI-BA premiou as empresas que bateram recordes de vendas no Salão. Na categoria incorporadora, a Syene Empreendimentos foi a grande vencedora, seguida por Consil e Factor. No quesito empreendimentos, o Villa Privilege, da Syene, alcançou o topo da lista, seguido pelo Salvador Prime, também da Syene, e Family Residence, da Factor. A Brito & Amoedo levou o prêmio de melhor imobiliária, seguida pela Triumphe e Syene On Line. Já entre os corretores, Oélia Bonfim, da Brito & Amoedo, foi o grande destaque, seguida de Karina Lima, da Ponto 4, e Jane, também da Brito & Amoedo.