O último leilão de bovinos da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2010), realizado no Pavilhão Governador João Durval Carneiro, rendeu bons resultados para os criadores da raça Guzerá. O leilão ocorreu na tarde deste domingo (12).
Dos 29 lotes apresentados, 26 deles já haviam sido arrematados em pouco mais de uma hora.
Cada lote era formado por um gado de leite, podendo ser acompanhado por um bezerro. O leilão contou com a participação de expositores de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, e de compradores de toda a Bahia.
Segundo o administrador da Bahia Leilões, empresa organizadora do evento, Bruno Ferreira, a raça Guzerá está sendo valorizada recentemente. "Antes disso, eram mais vendidas as raças Gir e Girolando", afirma, acrescentando que "os negócios foram muito bons.
VESTUÁRIO
Os negócios efetuados pelos empresários de confecções na Feira de Negócios Sebrae, durante a Expofeira 2010, atingiram a principal meta do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindvest): dar visibilidade às indústrias locais e fortalecer as marcas.
De acordo com o diretor de Comunicação do Sindvest, Carlos Magno Vitor da Silva, um dos fatores determinantes para este resultado foi o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. "Conseguimos estabelecer bons contatos, inclusive com comerciantes de diferentes estados. Isso foi possível devido a ampla divulgação do evento", ressalta.
Embora a comercialização de confecções não tenha sido permitida no local, Carlos Magno assegura que as estratégias de vendas feitas no espaço garantem bons retornos. Um exemplo disso é a distribuição dos cartões de visita que oferecem descontos para os compradores que forem à loja.
Para a gerente administrativa de uma empresa de uniformes instalada na Feira, Iramaia Andrade, a chance de estabelecer contatos com comerciantes de outros estados é bastante rentável. "Procuramos expor nossos produtos com o objetivo de firmar negócios dentro em breve, e isso foi alcançado", relata.
Dos 44 estandes instalados na Feira de Negócios Sebrae, 28 foram direcionados para as indústrias de confecções do município. Os demais foram disponibilizados para o agronegócio da cidade.