O convênio entre o Ministério da Pesca e Aqüicultura e a Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc) vai melhorar a vida de 24 famílias de Arembepe, orla do Município. A assinatura, que estava prevista para acontecer na última sexta-feira (03/09), foi adiada e deve ser realizada até o final do mês de setembro.
O documento prevê a liberação de R$ 6 milhões para Coopesc com a finalidade de construir duas embarcações de grande porte, além da qualificação dos pescadores para o correto manuseio dos navios. Os barcos são de 72 pés (equivalente a 21,8 metros) e com capacidade para armazenar 35 toneladas de peixes, cada um.
"As aquisições resultarão num grande salto qualitativo para os cooperativados que passarão da pesca artesanal de subsistência, para a pesca de grande produção", afirma Ajax Tavares, diretor administrativo da Coopesc e conselheiro Nacional de Pesca e Aqüicultura.
Com o aumento do número de pescado a economia local também será aquecida, uma vez que o valor arrecadado será maior e permitirá melhores salários para os pescadores e consequentemente mais qualidade de vida para as famílias.
De acordo com o presidente da Coopesc, Pedro de Assis, essa é uma luta antiga e que permitirá a concretização de muitos outros sonhos como a importação e exportação dos pescados. "Já foram feitos muitos contatos e a expectativa para a efetivação dos contratos são as melhores".
Pescador há mais de 30 anos, Manoel de Brito está contando os dias para que as embarcações comecem a ser construídas e entrem em operação. "Com elas, vamos ter a possibilidade de pescar diversas espécies de peixes que não são pegos de forma artesanal", lembrou. E acrescenta, "estamos há dez anos trabalhando nesse projeto, que com certeza servirá de modelo para todo Brasil".
Na Bahia, além da Coopesc, apenas a Coompi (Cooperativa de Pescadores de Itacaré) foi contemplada com o convênio do mesmo valor, previsto no Edital de 2005. As cooperativas concorreram com mais de 1.000 entidades de todo o Brasil. As embarcações de Camaçari serão as maiores do Estado.