Economia

CAFÉ COM LEIS DO IAF REÚNE UMA CENTENA PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE A NFE

veja
| 24/08/2010 às 21:28
Presidente do IAF, Helcônio Almeida, durante evento na Livraria Saraiva, Iguatemi
Foto: BJÁ
  Durante o "Café com Leis" realizado pelo IAF em parceira com a Livraria Saraiva do Iguatemi nesta noite de terça-feira, 24, o presidente do Instituto de Auditores Fiscais do Estado, Helcônio Almeida, e o auditor fiscal da Sefaz, Paulo Deodoro Medrado, tiraram dúvidas de quase 100 contabilistas, empresários, advogados e estudantes sobre o uso adequado da Nota Fiscal Eletrônica. A principal questão abordada pelo público foi sobre a "obrigatoriedade" da NFE.

  Para o presidente do IAF, Helcônio Almeida, o encontro foi excelente. "Nós estamos prestando um valioso serviço à sociedade pois essa é uma matéria nova no âmbito das empresas e existem muitas dúvidas ainda no ar", afirmou ao BJÁ após o evento. Uma das dúvidas recorrentes no evento foi sobre a possibilidade de se usar a NFE e a NF comum (de papel). Os técnicos afirmaram que essa é uma possibilidade que não existe mais.

  Para o auditor fiscal Paulo Medrado quem incorrer nesse erro está sujeito a uma multa. Ainda segundo Paulo Medrado a NFE é um procedimento irreversível e que veio para ficar, inclusive porque tem uma série de vantagens em relação ao antiga nota, não só na economia de papel, procedimentos, controle e tudo mais.

  Entre as vantagens da NFE o contribuinte não precisa mais de autorização da SEFAZ para impressão do documento fiscal e o monitoramento é feito em tempo real o que é muito significativo para o órgão controlador.

  Nesta quarta-feira, 25, pela manhã o IAF fará uma Assembleia Geral de sua categoria. Vai analisar as prestações de contas, a ADI que tramita no STF e outros procedimentos.