Economia

CONSTRUIR BAHIA MOSTRA NOVIDADES DO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

veja
| 19/08/2010 às 11:28
José Mascarenhas, Carlos Vieira Lima, Eva Chiavon e Antônio Vieira Júnior
Foto: Daniel Cruz
  A Construir Bahia 2010 teve início na noite de quarta-feira, 18 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia. Apostando na união entre sustentabilidade e mobilidade urbana como tema que norteia sua décima edição, o maior evento da construção civil da Bahia segue até o próximo sábado, aberto ao público gratuitamente. Na cerimônia de abertura do evento estiveram presentes o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia, Carlos Vieira Lima; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, José Mascarenhas; a Secretária da Casa Civil, Eva Chiavon; e o Diretor da Fagga GL events, Antônio Vieira Júnior.

"A Construir Bahia gera uma oportunidade ímpar para empresários, profissionais liberais, estudantes e visitantes, na medida em que oferece as novidades sobre o mercado da construção civil", afirmou Carlos Vieira Lima, presidente do SINDUSCON-BA. Durante quatro dias, a expectativa é de que mais de 30 mil pessoas visitem os estandes dos 280 expositores nacionais. Vieira Lima ainda lembrou que "o diferencial da feira baiana é que ela tem eventos paralelos que contribuem para transmissão do conhecimento".

Em 2010, a Construir Bahia terá três eventos técnicos: 8º Seminário Tecnológico da Construção Civil /1º Seminário de Inovação na Construção Civil, Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável e Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho. Serão debatidos temas contemporâneos, como a construção de Estádios Sustentáveis e Arquitetura Hoteleira para a Copa de 2014, a eficácia energética dos edifícios, tecnologias construtivas, políticas públicas e incentivos. Em torno dessas questões, estarão reunidos especialistas do meio acadêmico e do mercado nacional e internacional.

Além disso, a Construir Bahia 2010 também mantém a proposta de incentivar a criatividade dos estudantes de arquitetura e engenharia, com o Concurso A Ponte. Usando palitos de picolé e cola, os alunos devem construir um protótipo de ponte, que terá sua resistência medida pela razão entre a carga de ruptura e o seu peso. A campeã será a ponte com maior eficiência estrutural. As montagens acontecerão nos dias 19 e 20 de agosto, das 9h às 21h30.