Economia

BOI COM 2 METROS CHIFRE É UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES NO RODEIO BARRETOS

veja
| 19/08/2010 às 10:08
Boi Famoso vive no Rancho Chão Caipira, em São Paulo
Foto: G1

A Festa de Peão de Barretos atrai visitantes de todo o país em busca dos shows e dos rodeios. Uma das atrações para os visitantes é um animal que vive em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo: o boi Famoso, que segundo seu dono, tem o maior chifre do Brasil.


O animal vive no Rancho Chão Caipira, e é levado todos os anos para a festa no interior do estado. "O chifre já nasceu com ele, agora vai crescendo, e vai ficando grande. É o maior chifre do Brasil, tem 2,2 metro, por isso que o nome dele é Famoso", conta o dono do animal, o fazendeiro Olinto dos Reis Costa.


O transporte do boi até Barretos, que fica a 423 km de São Paulo, é feito de maneira diferente. "Ele vai em um caminhão especial, baú, por causa do tamanho do chifre dele", conta Costa, que também vai levar outros animais para a festa.


COMEÇA HOJE 

A 55ª edição da Festa de Peão de Barretos começa nesta quinta-feira (19) e espera atrair 1 milhão de pessoas. Para isso, contam em sua programação com o show da cantora americana Mariah Carey, com uma apresentação da escola de samba Unidos da Tijuca e com a presença do sertanejo Luan Santana, eleito embaixador do rodeio deste ano.


Barretos não recebia uma atração internacional desde 2001, quando o grupo norueguês A-ha se apresentou na arena do rodeio. Antes, a festa contou com apresentações de Shakira (1997) e Garth Brooks (1998).


Trinta atletas irão disputar os R$ 100 mil pagos ao vencedor da modalidade montaria em touros - considerada a mais radical nos circuitos de rodeio. O torneio reúne competidores do Brasil, Estados Unidos, Itália e França. Os brasileiros serão classificados através do Circuito Barretos de Rodeio e pelo Campeonato Top Brasil Interestadual, que também acontecem durante a festa no município paulista. Contando todas as modalidades, cerca de 600 atletas participarão das disputas. A festa irá distribuir R$ 500 mil aos campeões.