Economia

V CONCURSO DE PRODUTIVIDADE DA MANDIOCA DA COOPATAN DE TANCREDO NEVES

VEJA
| 12/08/2010 às 09:46
No último julho, foi realizada a cerimônia de premiação do V Concurso de Produtividade da Mandioca no município de Presidente Tancredo Neves (BA). Esta é uma iniciativa da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) que buscou incentivar agricultores a utilizarem tecnologias como adubação correta, rotação de cultura e seleção de variedade para aumentar o cultivo em pequenas áreas.

Em cerca de um mês e meio, período definido pela Coopatan para que o plantio fosse realizado em mil metros quadrados, o vencedor Jurandir Rocha cultivou, aproximadamente, 47 toneladas por hectares de mandioca. "Já venho tentando ganhar há três anos. Não desisti e hoje consegui", comemorou Rocha, que conquistou como prêmio uma moto 0 km. No total, 33 cooperados participaram do concurso.

A Coopatan, que comemora dez anos de sua fundação, dispõe de uma Fábrica de Farinha com avançada tecnologia, rigoroso controle de higiene e utiliza tecnologias limpas, com o uso de fruteiras decadentes nos fornos e tratamento de resíduos. Atualmente, a farinha de mandioca, produzida pelos 338 integrantes, está sendo comercializada nas redes G Barbosa (Bahia e Sergipe), Bompreço (Bahia e Sergipe) e Ebal (Bahia).