O encontro foi uma seqüência de vários outros que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia - CODES vem fazendo para formular um plano para a chamada região da Costa das Baleias. O plano abrangeria a princípio cinco cidades do litoral, mas acabou ampliado também para os 13 municípios de todo o Extremo Sul.
Pela Veracel Celulose, participaram da reunião Sérgio Alípio (Presidente) e Adelino Neto (Relações Corporativas). Pela Fibria, esteve presente o presidente do Conselho de Administração, José Luciano Penido.
Desde maio, o CODES vem discutindo propostas para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para aquela região, a partir do levantamento de debilidades regionais, com vistas a ações de reflorestamento, turismo, industrialização, pesca, meio ambiente e outros tópicos locais mais específicos.
Na última reunião, realizada em Teixeira de Freitas, em junho, ficou definida também uma equipe para a elaboração de todas as etapas do plano, promovendo reuniões em todos os 13 municípios para levantar demandas e prioridades de cada um.
A Associação dos Prefeitos do Extremo Sul - APES, será a mobilizadora e incentivadora das prefeituras vinculadas. Já está também definido que, neste levantamento, serão apontados não só casos pontuais mas, e principalmente, questões de médio e longo prazos para a elaboração de um planejamento estratégico para a região.