veja
Será inaugurado HOJE o Complexo Cooaleste, uma das maiores unidades de armazenagem de grãos da região Sul de Mato Grosso. Instalado em uma área total de 80 hectares, no município de Primavera do Leste, o complexo Cooaleste oferecerá aos cooperados serviços que irão agilizar o trabalho de produtores rurais e agregar valor à produção rural.
Além da unidade de armazenagem de grãos, com capacidade para estocar 96 mil toneladas de soja e milho e 50 mil toneladas de algodão, o Complexo Cooaleste conta ainda com área para armazenar defensivos agrícolas, pátio para estocagem de algodão a céu aberto, unidade de classificações visual e laboratorial da fibra do algodão e laboratórios de fitopatologia e nematologia.
Para atender a demanda dos produtores da região de Primavera do Leste e contemplar as necessidades de seus cooperados, a Cooaleste atua em cinco áreas: Grãos, algodão, Logística, Comercialização de Insumos e Pesquisa.
Cooaleste GrainEsse setor da Cooperativa refere-se à unidade de armazenamento de grãos, que comporta o carregamento de 100 caminhões por dia e pode descarregar até 200 caminhões/dia. No local foram instaladas duas balanças, com capacidade de pesagem de 100 toneladas cada uma. "O peso pode ser aferido no ato do carregamento", salienta o gerente de commodity da Cooaleste, Paulo Corte.
A estrutura da Cooaleste Grain irá agilizar o recebimento e comercialização dos grãos; garantir segurança na armazenagem e padronização do produto. Em funcionamento desde o dia 15 de janeiro, o armazém já recebeu 192 mil toneladas de soja e milho, superando a expectativa inicial da Cooperativa.
O armazém também conta com dois equipamentos de pré-limpezas, cada um com capacidade de 300 toneladas/hora; dois secadores, cada um com capacidade de 250 toneladas/hora; dois silos pulmões, com capacidade de seis mil toneladas cada; dois tombadores; e uma moega basculante de recebimento.
Cooaleste CottonO município de Primavera do Leste e região - Poxoréo, Novo São Joaquim e Santo Antônio do Leste - plantaram aproximadamente 52.576 hectares na safra 2009/2010, ou seja, em torno de 13% do total colhido em todo o Estado de Mato Grosso. Para atender essa demanda, a Cooaleste Cotton prestará serviços nas áreas de comercialização, execução, armazenagem e classificação.
De acordo com Vanusa Alves Gonçalves, responsável pelo setor, com a inauguração do Complexo Cooaleste os produtores terão à disposição um pátio com capacidade para armazenar 50 mil toneladas de algodão a céu aberto. "Esse projeto vai garantir melhor infraestrutura para nossos cooperados. A Cooaleste tem a expectativa de aumentar em 20% o volume das operações na próxima safra de algodão", afirma Vanusa Gonçalves.
O setor contará com um moderno laboratório de classificação com máquinas de HVI e termodetector de Neps e Pegajosidade. "O instrumento de classificação por HVI atesta a qualidade intrínseca da fibra, que não é visível a olho nu. Isso agrega mais valor ao produto", explica Vanusa Gonçalves.
Outro avanço para o setor é a parceria entre a Cooaleste e a certificadora Control Union que permitirá a emissão de certificados como CDA/WA, atuando como fiel depositária e possibilitando assim a alavancagem de recursos para os produtores.
PesquisaCom o objetivo de levar mais informações aos cooperados e produtores de Primavera do Leste e região, a Cooaleste implantou em seu complexo um laboratório de fitopatologia e nematologia a fim de realizar análises de plantas, doenças, pragas, solos e identificar possíveis contaminações ou distúrbio nas amostras analisadas.
O laboratório contará com uma equipe de profissionais qualificados nas áreas de biologia, agronomia e química, seguindo sempre o conceito de segurança e profissionalismo nos trabalhos desenvolvidos.
A Cooaleste conta ainda com uma área de 40 hectares destinada ao desenvolvimento de trabalhos de campo com variedades de plantas - soja milho e algodão -, na área de fertilidade, controle de pragas, doenças e ou tecnologias para dar sustentabilidades e segurança na produção agrícola. Todos os anos a Cooaleste promove dias de campo para apresentar os resultados obtidos nas pesquisas.
Sobre a CooperativaA Cooperativa Agrícola dos Produtores da Região Sul de Mato Grosso foi fundada em 2002 e possui 88 associados ativos, entre pequenos, médios e grandes produtores rurais. Os cooperados da Cooaleste juntos plantam 377 mil hectares de soja, 40 mil de algodão e 80 mil de milho. O Complexo é fruto de uma parceria entre Cooaleste e a empresa Bayer CropScience e surgiu em 2007 com o objetivo de garantir melhores resultados aos produtores fortalecendo o conceito cooperativista.
"Esse empreendimento foi desenvolvido dentro dos valores do cooperativismo moderno, com o objetivo de fornecer um leque de serviços e produtos que agregarão valor à produção dos nossos associados", define o presidente da Cooperativa, Cristiano Montagni.
Segundo o Diretor Executivo Paulo Bando, a inauguração do Complexo Cooaleste irá coroar um trabalho de anos que envolveu muitos parceiros. "Desde o início, os produtores da Cooaleste acreditaram nesse projeto. O que era um sonho hoje se torna uma realidade", afirma o diretor.