A Bahia será sede nos próximos dias 22 e 23 de julho, de Colóquio sobre Federalismo Fiscal e Combate às Desigualdades, promovido pela Secretaria de Assuntos Institucionais da Presidência da República do Brasil, em parceria com o Fórum das Federações e com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
O evento, que acontece no Hotel Othon Palace, faz parte da série Colóquios Federativos 2010 e abordará, entre outros assuntos, o papel dos fundos de participação dos estados e dos municípios (FPE e FPM) no combate às desigualdades.
A abertura do evento será nesta quinta-feira (22), às 9h, com a participação do secretário da Fazenda da Bahia Carlos Martins.
O Colóquio tem como objetivo promover o debate e a troca de experiências entre especialistas nacionais e estrangeiros sobre o tema do federalismo fiscal e suas possibilidades no combate às desigualdades. Entre os palestrantes estão o alemão Erik Fasten, o espanhol Santiago Díaz de Sarralde Miguez e os brasileiros Clélio Campolina, Sérgio Prado e François Bremaeker.
O evento contará ainda com a participação dos secretários da Fazenda dos estados de Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, além de representantes do Ministério da Fazenda, IPEA, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), do Senado Federal, de entidades representativas dos Municípios e da Sociedade Civil.