Economia

NUDH INICIA PROJETO PILOTO EM ESCOLA BAIANA

Veja
| 02/06/2010 às 16:21

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos inicia hoje, dia 02 de junho, o NUDH na Escola, projeto-piloto do Núcleo de Direitos Humanos, com objetivo de disseminar e esclarecer conceitos de direitos a crianças e adolescentes, incentivando a prática do protagonismo juvenil nessa área. A atividade, neste primeiro momento, será realizada na Escola Estadual Azevedo Fernandes, Rua Açouguinho, nº. 7, Pelourinho.


A assistente social do NUDH, Alice Barbara de Alburquerque, esclareceu que a ideia "nasceu da necessidade de proporcionar às crianças e aos adolescentes o conhecimento dos conceitos e a discussão de temas relacionados aos direitos humanos, tais como questões de gênero e etnia, drogas, violência e homofobia, criando condições para que possam refletir e fazer link entre acontecimentos sociais, incluindo o cotidiano dos mesmos a partir das temáticas oferecidas".


As ações serão realizadas por meio de uma metodologia dinâmica que envolve palestras, sensibilizações e atividades lúdicas como forma de facilitar a contextualização dos temas e a apropriação dos conteúdos. Os conteúdos serão trabalhados, durante todo o semestre, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.


Todos os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do projeto serão apresentados na Semana de Direitos Humanos, organizada pela SJCDH no mês de dezembro, em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.