Economia

ELETROCOOPERATIVA ANUNCIA SELECIONADOS DAS CHAMADAS CRIATIVAS

vide
| 13/04/2010 às 09:56
Trinta e três selecionados na 1ª etapa das Chamadas Criativas recebem o
prêmio de R$300 (trezentos reais) cada. O segundo período de inscrições
para as Chamadas termina em maio.

Foram 135 criações entre videos, música, imagens e programas de rádio para
a chamada criativa "Cultura Baiana é o quê?", realizada através da ONG
Eletrocooperativa em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado
(SecultBA). Nesta primeira etapa foram escolhidos 33 criadores que mostraram
seus significados através de expressões artísticas focadas principalmente
nas tradições das festas populares, religião e cultura afro.

A mistura de cor, povo, religião e expressão artística resultou em
trabalhos como o de Tainã Vianna que mostrou o Dique do Tororó e seus
famosos orixás. Antonio Barreto mostrou as populares festas de largo através
de interessante cordel que passeia pelos principais festejos populares da
cidade a exemplo da lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, da Festa de
Santa Bárbara, da Festa de Iemanjá e muitas outras. A tradicional Feira de
São Joaquim não ficou de fora e recebeu homenagens com *mistura de cores,
povos, arte e religião em um excelente resultado fotográfico.

A estudante Jamile Coelho fez referência à tradição afro e mostrou como a
capoeira, os orixás e o candomblé se tornam para ela, os principais
elementos da cultura baiana. "E assim podemos observar qual a principal
influência cultural de nossa terra. Seja na baiana subindo a ladeira com o
tabuleiro na cabeça, seja na roda de capoeira ao som do berimbau", afirma
estudante que foi uma das vencedoras.

A Chamada Criativa "Cultura Baiana é o quê?" continua com inscrições
abertas para ouvir o que as pessoas tem a dizer sobre essa diversidade. Para
participar basta acessar o site www.eletrocooperativa.org.br. A inscrição é
gratuita. A 2ª etapa está com inscrições abertas até o dia 23 de abril e a
3ª etapa até 24 de maio. As Chamadas Criativas são realizadas em três etapas
sendo que, os participantes inscritos e não selecionados nas etapas
anteriores estão automaticamente inscritos para as outras seleções.

O objetivo das Chamadas Criativas é dar espaço para quem tem pouca ou
nenhuma oportunidade de mostrar o que sabe e o que pode fazer utilizando
ferramentas convencionais e midiáticas. Desde o lançamento do portal da
Eletrocooperativa em 2009, já foram realizadas quatro chamadas criativas,
com um total de 135 selecionados. Até o momento, a rede possui quase 2.000
pessoas cadastradas em todo país compondo um acervo de mais de 3.000
criações entre textos, vídeos, imagens, músicas e programas.