Economia

GRUPO BERTIN VAI RETOMAR OBRAS DA USINA DE ÁLCOOL EM IBIRAPUÃ

vide
| 10/03/2010 às 19:20
 

O grupo Bertin anunciou a aquisição do grupo Intinity, controladora da Ibiralcool, através do seu presidente Fernando Bertin que se reuniu na tarde de hoje (10.03),com o Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. Bertin informou a retomada das obras que serão realizadas na usina de álcool de Ibirapuã e devem ser concluídas até o segundo semestre deste ano.
 
A usina vai processar e moer 900 mil toneladas de cana-de-acúcar e gerar 1.200 empregos diretos. Os produtores de cana-de-açúcar da região já poderão destinar sua colheita para o segundo semestre.


O grupo Bertin apresentou ao BNB projeto de financiamento para triplicar a capacidade da usina com o objetivo de atingir 3 milhões de toneladas por ano. O projeto da Ibiralcool estava parado desde 2008 e durante todo este tempo o Governo da Bahia empenhou-se para resolver o impasse da usina que tem cerca de 80% das suas instalações prontas.
 
"A retomada da Ibiralcool mostra o empenho do governador Jaques Wagner em gerar mais emprego no Estado. Esta usina é um dos projetos mais importantes do Extremo Sul, ela vai gerar renda para milhares de famílias da região", diz o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. Em breve, o governador visitará o empreendimento que tem um investimento de R$ 90 milhões.


MAIS INVESTIMENTOS


Ainda no primeiro semestre, outra usina deve entrar em operação no Extremo Sul do Estado. Trata-se da União Industrial Açucareira que irá produzir álcool anidro, no município de Lajedão, tornando o Estado autossuficiente na produção de etanol. Segundo o diretor industrial Jarbas Lima de Araújo Filho, a usina de Lajedão entrará em operação até o final de abril, produzindo 85 milhões de litros/ano. "É um importante investimento para a Bahia, de R$ 150 milhões e que vai proporcionar a geração de 2.000 empregos diretos", explica Araújo Filho.