Economia

GOVERNADOR DEFENDE UNIÃO DE PRODUTORES RURAIS EM CONSÓRCIOS NO ESTADO

vide
| 02/03/2010 às 13:25
Governador Wagner durante evento da Caixa Econômica Federal
Foto: AGECOM

Em palestra realizada nesta terça-feira (2) pela manhã, no Fiesta Bahia Hotel sobre o panorama atual do contexto socioeconômico do Estado, o governador Jaques Wagner traçou um paralelo a respeito dos "Investimentos na Bahia nos próximos 10 anos". Para o governador baiano é necessário aumentar ainda mais a sintonia entre o governo estadual e a Caixa Econômica Federal (CEF) - como agente de financiamento - em projetos importantes para o desenvolvimento do Estado.


Citou como exemplo a promissora região Oeste, em função da verticalização da cadeia produtiva do algodão, do impacto econômico da Ferrovia Oeste-Leste e do entendimento em curso de empresários do setor do agronegócio na negociação de uma iniciativa pioneira vigente no Mato Grosso do Sul, apelidada de "PPP caipira" (numa referência às parcerias público-privadas).


"O nosso objetivo é unir o governo estadual e os produtores rurais através de consórcios para construir e acelerar a recuperação da malha rodoviária do estado", explicou o governador. O governo e os produtores dividem os investimentos, metade para cada parte. Depois de pavimentar as estradas, cobram pedágio para custear a manutenção.


Minha Casa Minha Vida


Durante a apresentação, o governador também destacou a importância da parceria com o banco para a continuidade do desenvolvimento da Bahia. Entre as parcerias, o projeto "Minha Casa, Minha Vida", no qual 34 mil unidades já foram financiadas, com recursos de cerca de R$ 1,4 milhão.
 
"Queremos dar continuidade a essa parceria com a Caixa para reforçar o crescimento baiano, sobretudo na área de infraestrutura habitacional. Inclusive com a abertura de mais duas superintendências da Caixa na Bahia, ante o tamanho do estado e o volume de negócios gerados".