Economia

FÓRUM DAS SANTAS CASAS DEBATE NOVA LEI DA FILANTROPIA NO PAÍS

vide
| 01/03/2010 às 10:48

As perspectivas para o setor filantrópico diante de questões como a defasagem histórica na remuneração pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação da nova Lei da Filantropia são algumas das questões que serão discutidas no 1º Fórum da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Entidades Filantrópicas da Bahia (Fesfba), nesta quarta-feira (03 de março), no Hotel da Bahia. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (71) 32672270 / 2271 / 2268.


Somente na área de saúde, o setor filantrópico agrega 2.100 estabelecimentos no país - 56% são os únicos hospitais existentes em municípios do interior. São mais de 450 mil empregos diretos gerados e milhares de voluntários que colaboram para a assistência social em benefício da população de baixa renda.
 
Na Bahia, o setor filantrópico é responsável por uma parcela expressiva do volume de atendimentos pelo SUS e supre grande parte da demanda não coberta pela rede pública de assistência.


Durante o Fórum, o presidente para a América Latina e África da Confederação Internacional das Misericórdias(CMI), entidade representativa das Santas Casas em 27 países, e atual dirigente da Fesfba, Antonio Brito, fará um balanço dos principais avanços e desafios para o setor. O ciclo de palestras inclui, ainda, temas estratégicos como o setor de saúde e a inclusão das pessoas com deficiência e a contratualização de hospitais filantrópicos sob a gestão da Secretaria de Saúde do Estado. Na ocasião, haverá eleição para renovação da Diretoria da Fesfba.