"A companhia se baseia em três pilares para manter o sucesso nas vendas durante o período de Páscoa: inovação, execução com excelência no ponto de vendas e marcas fortes no mercado. O foco nessas mesmas bases será mantido este ano", comenta o Diretor de Snacks da Kraft Foods Brasil, Romeo Lacerda.
A preparação para a época de Páscoa teve início em setembro de 2009, quando a empresa contratou 1.100 funcionários temporários para a linha de produção, na sua fábrica em Curitiba. Outras seis mil vagas, espalhadas por todo o país, foram abertas para as áreas de vendas e promoção. Os números impressionam e para atender ao mercado nacional, o volume de ovos se aproxima dos 23 milhões de ovos de Páscoa.
"No ano de 2009, o market share da Lacta em valor foi de 34,6% (Nielsen). Nos últimos 13 anos, a marca se consolidou como líder absoluta no período de Páscoa", comenta Lacerda. A linha de ovos Sonho de Valsa é a campeã em volume de vendas em todo o Brasil, com 11,7% de participação em 2009 (Nielsen) no segmento de ovos adultos. Nesse mesmo segmento, entre as 10 principais marcas no país, 5 são marcas da Lacta. O sucesso é tanto que considerando o mercado total de Páscoa, a cada 10 ovos vendidos no país, um deles é Sonho de Valsa.
Inovação
Além do aumento da produção e das novas contratações, a Kraft Foods Brasil fez investimentos estratégicos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Dentre os destaques deste ano está o ovo Lacta Delice, o primeiro ovo com recheio na casca (trata-se de uma tripla camada que resulta da sobreposição de uma camada de chocolate ao leite, uma de recheio trufado com pedaços de avelã e outra de chocolate ao leite acomodadas uma sobre a outra). Lacta Delice vem em uma embalagem diferenciada e foi desenvolvido pensando em quem quer presentear de forma exclusiva. Além dele, a Lacta lança o ovo Bis Formato Bis Laka (formato retangular, feito de chocolate branco), o inovador Sonho de Valsa em Formato Bombom com 400g, o Sonho de Valsa 3 Sabores e o ovo Lacta Chicabon, inspirado no clássico picolé Chicabon.
Na linha infantil, os destaques ficam por conta dos ovos A Era do Gelo 3, a linha de ovos do Ben-10 com três opções de brinquedos diferentes para os meninos, os ovos Hot Wheels e Spiderman, além dos novos brinquedos nos consagrados ovos Barbie e Hello Kitty.
A Lacta também inovou numa parceria inédita com a Editora Abril e trouxe para as adolescentes o ovo Lacta Capricho. A linha de produtos Lacta oferece ainda ovos de marcas clássicas como Amandita, Confeti, Ouro Branco, Laka, Shot, Trakinas e várias opções de ovos das linhas Diamante Negro e Sonho de Valsa.
Para 2010, a empresa renovou pelo quinto ano consecutivo, a parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e mais uma vez doará parte da renda obtida com a venda do ovo de chocolate ao leite e dos coelhinhos de chocolate (ao leite e branco) da linha Lacta Pascoal/AACD, para a instituição. Desde o início dessa parceria, a Lacta já doou cerca de R$ 800 mil à entidade.