O edital para a licitação das obras da Feira de São Joaquim foi publicado na edição desta terça-feira (23), do Diário Oficial do Estado. A reforma, que será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), conta com recursos da ordem de R$ 32 milhões, oriundos do Ministério do Turismo e contrapartida do Governo do Estado.
A previsão é que as intervenções sejam iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Nesta terça-feira, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, iniciou a última série de reuniões para a discussão do projeto. Participaram do encontro, comerciantes da feira e representantes da nova diretoria do Sindicato dos Feirantes.
"As próximas reuniões devem contar com a presença de representantes do Ministério Público, Vigilância Sanitária, Prefeitura de Salvador, Conder e de comerciantes de São Joaquim, que serão convidados a discutir os principais aspectos do projeto", explica.
Presente no encontro, o feirante Valmir Santos afirmou que "as intervenções serão positivas até mesmo para a sobrevivência da feira".
A reforma vai permitir a execução de obras de drenagem, instalações hidráulicas e pavimentação. Durante a intervenção, 275 boxes serão restaurados e outros 745 substituídos por novos.
As intervenções preveem ainda a redistribuição de galpões e boxes de vendas de peixes, carnes e animais vivos, de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária. E, durante a reforma, os feirantes cujos estabelecimentos ficarão impossibilitados de continuar funcionando, serão transferidos para um galpão cedido pela Codeba, afirma o secretário.
Outros detalhes importantes do projeto são a construção de cobertura em alguns espaços e a integração da feira com a Baía de Todos-os-Santos, através de um espaço que contará com um píer e vista para o mar. Queremos melhorar as condições da feira para os baianos e atrair uma nova freguesia, os turistas, que poderão ter melhor acesso, principalmente a artigos de artesanato, acrescenta Leonelli.
Maior feira livre do Brasil, o complexo de São Joaquim ocupa uma área de aproximadamente 37 mil metros quadrados e possui mais de 2 mil estabelecimentos. No local, cerca de 3 mil feirantes trabalham diariamente.