Economia

CONSTRUÇÃO CIVIL AQUECE IMPORTAÇÃO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS VIA RECIFE

vide
| 23/02/2010 às 11:01

Um navio de carga desembarcou esta semana no Brasil 40 máquinas de grande porte utilizadas na construção civil, entre guindastes de 25 e 70 toneladas, carregadeiras e escavadeiras, para atender a demanda do setor, que está em processo acelerado de aquecimento.

A embarcação é do tipo roll-on roll-off (comumente chamado de "ro-ro"), cargueiro para o transporte de automóveis e outros veículos, em que a carga entra e sai do porão na horizontal e sobre rodas, sem a necessidade de equipamentos, guindastes ou outros maquinários grandiosos. O navio Grand Diamond tem 200 metros de comprimento e descarregou 1233 toneladas em Recife, Pernambuco.


A importação é resultado do aquecimento econômico do setor da construção civil, estimulado pelos projetos dos governos federal e estadual de investimentos em infraestrutura.

A operação consolidou o Nordeste como uma grande porta de entrada e saída de produtos, através da qual muitos negócios devem ser fechados entre o Brasil e vários países do mundo.

Segundo a direção da Êxito Importadora & Exportadora S/A, responsável pela operação, o Brasil deve receber 255 máquinas até abril desse ano, todas fabricadas pela empresa chinesa XCMG. A Êxito é representante oficial no Brasil do fabricante chinês de máquinas para construção civil XCMG desde 2007, sendo o importador exclusivo da linha de pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas, e da linha de guindastes para o Norte Nordeste e Centro Oeste.


TRANSPORTE PESADO

No estado de São Paulo, Êxito importou os equipamentos para a empresa Cunzolo, que trabalha movimentação de cargas, transporte pesado e remoção industrial por meio da locação de guindastes, plataformas de acesso, torres de iluminação e empilhadeiras. Também estão fechando negócio com a Êxito as locadoras de veículos de construção Tomé, Saraiva e Bezerra.


A Êxito é uma empresa nordestina e possui centro administrativo no Recife, em Pernambuco. Além de sua forte atuação na região Nordeste onde tem revendedores nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, também está presente no eixo Rio/São Paulo. A empresa pretende, ainda, fortalecer os negócios no setor e prevê novas revendedoras em todo o Brasil, como é o caso dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará.


"A parceria com a XCMG surgiu quando constatamos o grande potencial de produção da empresa de máquinas, bem como sua capacitação técnica em fabricar produtos de alta qualidade e resistência, com um baixo custo de manutenção", afirma o diretor comercial da Êxito, José Roberto Dias Gomes.

De acordo com o diretor, está prevista para esse ano, a instalação de um centro de distribuição e montagem desse tipo de equipamento no Complexo Industrial de Suape, no litoral sul de Pernambuco.