Economia

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO PROMO APROVA FIM DA INSTITUIÇÃO

vide
| 05/02/2010 às 18:26
 

Em reunião realizada hoje (05, o Conselho de Administração do PromoBahia - Centro Internacional de Negócios, aprovou o o encerramento das atividades da instituição. O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correa, presidiu a reunião e explicou as razões do fechamento. "Há uma impossibilidade jurídica do Estado em continuar aportar recursos numa entidade privada, em conformidade com diversos posicionamentos da Procuradoria Geral do Estado e do Tribunal de Contas do Estado", explicou Correia.


O presidente interino do PromoBahia, Jacques Santiago, esclarece que "considerando que ao longo desses anos somente o Estado vem aportando recursos na entidade através de convênios e contratos, e que a entidade não conta com outras fontes para cobrir custeio e pessoal, a decisão tomada pelo Estado de não mais firmar contrato impossibilitará o PromoBahia de continuara a funcionar".


O Presidente do Conselho, secretário James Correa, esclareceu que todos os 47 empregados do PromoBahia receberão as parcelas rescisórias e todos os débitos financeiros serão quitados num esforço conjunto com as entidades associadas.

Fazem parte do Conselho do PromoBahia entidades como a  Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM),  a Associação Comercial da Bahia (ACB), o Banco do Nordeste (BN ), o Banco do Brasil (BB), o Banco Brasileiro de Descontos (BRADESCO),  a Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA),  a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), a Federação do Comércio do Estado da Bahia (FECEB), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (SEBRAE)


Continuidade


Durante toda a manhã de hoje empresários, exportadores, importadores, entidades de classe e associações enviaram emails e telefonaram em solidariedade com o fim da entidade e preocupados com a continuidade dos serviços prestados pelo PromoBahia ao longo de 40 anos.

No entanto, durante a reunião com o Conselho de Administração, o secretário James Correa garantiu que as atividades executadas pelo PromoBahia serão absorvidas pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração e demais entidades associadas.

Dentre as ações realizadas pelo Promobahia destacam-se promoção comercial e de investimento, capacitação em comércio exterior, cooperação empresarial e institucional e inteligência e acesso a mercados.


Histórico

O Sistema PROMOEXPORT foi implantado no início da década de 70, numa iniciativa dos setores governamentais e da classe empresarial nordestina, com o objetivo principal de promover e incrementar as exportações da região, utilizando os incentivos fiscais e creditícios contidos no âmbito da política nacional de expansão das exportações brasileiras.


O PROMOEXPORT - Núcleo de Promoção de Exportações da Bahia ao longo dos anos atuou no fomento do comércio exterior do Estado, assessorando as empresas, sobretudo pequenas e médias, no desenvolvimento e direcionamento de produtos para o mercado internacional, através do atendimento empresarial, informações, estatísticas, assistência técnica e promoção comercial.


O processo da globalização e conseqüente internacionalização dos mercados e das empresas estabeleceu novos paradigmas para o PROMOEXPORT que, a partir de 1997, adequou e modernizou sua estrutura organizacional e operacional, visando poder atender às necessidades de desempenho, agilidade, produtividade, competitividade e eficiência impostas pelas práticas modernas de atuação, em sintonia com padrões internacionais, tais como: cooperação empresarial, transferência de tecnologia, parcerias comerciais, bem como atração de investimentos diretos.


Em função do novo cenário e das novas atribuições, foi alterada a razão social para Promo - Centro Internacional de Negócios da Bahia, cuja missão é a de fomentar o desenvolvimento dos negócios e a internacionalização da economia da Bahia, através do comércio exterior, da cooperação empresarial e da atração de investimentos. Em 2009 mudou para PromoBahia - Centro Internacional de Negócios, com a  missão de identificar, desenvolver, promover e gerar negócios rentáveis para o estado da Bahia ao redor do mundo.