"Do ponto de vista do Estado, do governo, não tem que haver misericórdia, tem que ter política pública. O Bolsa Família não é misericórdia, o Próximo Passo não é misericórdia, é compromisso com quem mais precisa", afirmou o governador Jaques Wagner durante a solenidade que reuniu trabalhadores e suas famílias dos municípios de Camaçari, Dias D´Ávila e Simões Filho. Do total inicial de vagas, pelo menos 30% são reservadas para mulheres e, para participar, é simples: basta ter idade mínima de 18 anos e ter, pelo menos, cursado até a 4ª série do ensino fundamental.
A ação foi promovida pelo Governo do Estado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com as prefeituras.
No total, o Próximo Passo prevê a qualificação social e profissional de aproximadamente 10 mil trabalhadores de municípios da Região Metropolitana, como Madre de Deus, Salvador, Itaparica, Lauro de Freitas, Candeias e Vera Cruz. O investimento chega a R$ 7,4 milhões. São cursos de pedreiro, azulejista, reparador,