Economia

WAGNER DIZ: "BOLSA FAMÍLIA" E "PRIMEIRO PASSO" SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS

Veja
| 15/12/2009 às 11:35
500 novos trabalhadores para construção civil receberam diplomas do programa "Primeiro Passo"
Foto: AGECOM
Um grupo de 500 trabalhadores, qualificado no setor da construção civil, recebeu do governador Jaques Wagner, na manhã de hoje (15), no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, os certificados de conclusão do curso de formação de mão de obra, que é promovido pelo programa Próximo Passo, do Ministério do Trabalho, e que tem como objetivo criar condições para que os beneficiários do Bolsa Família possam se preparar para voltar ao mercado de trabalho e não mais depender da ajuda governamental.

           
"Do ponto de vista do Estado, do governo, não tem que haver misericórdia, tem que ter política pública. O Bolsa Família não é misericórdia, o Próximo Passo não é misericórdia, é compromisso com quem mais precisa", afirmou o governador Jaques Wagner durante a solenidade que reuniu trabalhadores e suas famílias dos municípios de Camaçari, Dias D´Ávila e Simões Filho. Do total inicial de vagas, pelo menos 30% são reservadas para mulheres e, para participar, é simples: basta ter idade mínima de 18 anos e ter, pelo menos, cursado até a 4ª série do ensino fundamental.


A ação foi promovida pelo Governo do Estado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com as prefeituras.

No total, o Próximo Passo prevê a qualificação social e profissional de aproximadamente 10 mil trabalhadores de municípios da Região Metropolitana, como Madre de Deus, Salvador, Itaparica, Lauro de Freitas, Candeias e Vera Cruz. O investimento chega a R$ 7,4 milhões. São cursos de pedreiro, azulejista, reparador,