Economia

IV FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PRAIA DO FORTE DESTACA DELÍCIAS DO COCO

Vide
| 15/11/2009 às 22:27
O coco em destaque no Festival Gastronômico de Praia do Forte
Foto: Agência Sebra-Bahia
  De 19 a 29 próximo acontece o IV Festival Gastronômico de Praia do Forte. O evento  já é uma marca no destino Praia do Forte. Pesquisa do Ministério do Turismo (MTur) e Abrasel no projeto "Caminhos do Sabor", reconheceu a Praia do Forte como um destino cujo vetor Gastronomia é um diferencial em todo o País. O tema do festival de 2009 - "O Coco e o Forte" - traz a proposta do resgate da cultura local e terá a participação de 28 restaurantes, que receberão os chefs incumbidos de criar pratos e sobremesas para o evento. Os cozinheiros da região, que também criarão pratos, tendo o coco, como destaque.

Os apreciadores da boa comida poderão consumir, a preços mais em conta, os pratos oferecidos no menu dos restaurantes. Além da participação de chefs convidados de todo o Brasil e cozinheiros da região, o festival inclui uma programação paralela com atrações como o Sarau Gastronômico. As reservas já podem ser feitas na Hotel Vila dos Corais, onde se realizará o evento.

As atrações culturais, com grupos da região, são abertas ao público e acontecerão ao redor da Vila dos Pescadores. A Cozinha Show e o Mercado do Forte, dois espaços gastronômicos da Vila, ficarão abertos durante o festival, sem cobrança de ingresso.

A história do coco na Bahia

Um dos ingredientes mais ricos - e exóticos - da culinária baiana e nordestina é, sem dúvida, o coco. O mais curioso é que a vinda deste fruto para cá se confunde com a própria história do Brasil. Os coqueirais, que hoje fazem parte da paisagem tropical brasileira, eram espécies inexistentes em todo o litoral brasileiro. As primeiras mudas foram trazidas da Ásia pelos colonizadores portugueses lá pela metade do século XVI.

A história de Praia do Forte tem início, em 1549, com a chegada à Bahia do primeiro governador-geral, Thomé de Souza, que trouxe consigo o almoxarife da Coroa Portuguesa, Garcia D'Àvila. Recebeu como doação um abençoado pedaço de terra, com vista para o imenso litoral, onde construiu seu castelo-fortaleza, em estilo medieval, para se proteger dos ataques de navios estrangeiros.

O castelo ficou abandonado por mais de um século, até que foi tombado pelo IPHAN e, na década de 1980, suas paredes em ruínas foram finalmente recuperadas. Hoje, transformado em Parque Histórico Garcia D´Ávila, atrai turistas e pesquisadores de todo o mundo. Ficou conhecido como a Casa da Torre ou Castelo Garcia D'Ávila e foi tão importante na época que deu nome à Praia do Forte.

Cocadas para começar

A convite de Tereza Paim, a anfitriã do evento, chefs de cozinha de todo o Brasil mais uma vez estarão em Praia do Forte. A abertura, dia 19, será regada a cocada feita na hora, por Chefs e cocadeiras da região; Sarau, com a chef Morena Leite, e participação da artista plástica Daniela Steele que, junto com artesãos, farão uma instalação inédita na Vila. Serão ainda ministrados cursos preparatórios do Senac para a comunidade como Técnicas de Vendas para Alimentos e Bebidas, Qualidade no Atendimento e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O público-alvo são os profissionais de pousadas, hotéis, bares e restaurantes.

Entre as presenças já confirmadas estão os chefs Flavia Quaresma, Giovanni Abate, Piero Gaspari, Mônica Rangel, Dalton Rangel (segundo lugar do Superchef do programa "Mais Você", da TV Globo). A chef baiana Morena Leite vai apresentar o Sarau Gastronômico, um show onde a arte da mesa e seus ingredientes vão definir o repertório musical da noite. Tudo no clima da voz e violão de Roberval Santos. Já a chef Mônica Rangel, eleita melhor cozinha mineira do Brasil há oito anos, pelo Guia Quatro Rodas, e o filho, Dalton Rangel, segundo lugar no Super Chef do "Mais Você", farão um jantar especial no Tivoli EcoResort, no dia 25, quarta-feira.

O Tempero no Forte conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, do Sebrae Bahia, além da prefeitura municipal de Mata de São João, Abrasel/Ba, Senac/Ba., Fundação Garcia D'Ávila e da Turisforte - Associação Comercial e Turística de Praia do Forte. O evento acontece pela quarta vez consecutiva e tem a curadoria da chef de cozinha baiana Tereza Paim. A novidade é que durante o Festival, a gastronomia vai dividir espaço com manifestações culturais e artísticas. Mais informações nos sites http://www.temperonoforte.com.br/ e http://www.praiadoforte.org.br/

Programação Oficial do Tempero no Forte - IV Festival de Cultura e Gastronomia de Praia do Forte

De 16 a 19 de Novembro de 2009:
Festival da Comunidade - Oficinas do Senac
Técnicas de Vendas para Alimentos e Bebidas. Tema: Qualidade no Atendimento. Programa: Fatores que envolvem o atendimento e as necessidades do cliente; Fatores que interferem na comunicação inclusive no atendimento telefônico; cliente interno e cliente externo. Público-alvo: profissionais de pousadas, hotéis, bares e restaurantes.
Boas práticas na manipulação de alimentos.
Programa: Controle de perigos - Controles na produção - Boas Práticas - Noções do sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) - Importância dos procedimentos operacionais da manual de boas práticas do restaurante - Legislação Anvisa. Público-alvo: manipuladores de restaurantes, bares, barracas de praia, hotéis e pousadas. Inscrições: Turisforte (R$ 5,00 por curso, incluso certificado).

19 de Novembro - Abertura do Festival: Homenagem ao Coco com confecção e degustação de Cocada Baiana. Horário: das 19h às 20h.

19 a 29 de novembro - Homenagem ao Coco - Daniele Steele e artesãos da região

Memória Descritiva da Intervenção Estética - As intervenções serão feitas com os materiais extraídos do coqueiro e do próprio coco. No Pórtico de entrada na entrada da Vila será feita uma instalação com 200 passarinhos feitos da casca seca do coco pelo artesão Elias. Estes passarinhos serão 180 em cor natural e 20 serão coloridos e estarão dispostos sobre os troncos dos eucaliptos da estrutura do portal, presos com arame fino o que dará uma idéia de leveza e vôo. A imagem será uma referência a uma revoada de pássaros.

Mesa Decorativa - Em uma mesa rústica, instalada no Mercado do Forte, na Vila (próximo a Praça da Alegria) para seis pessoas, com exceção dos pratos de almoço e guardanapos, quase todos os objetos nela expostos serão peças prozudias pelos artesãos locais, tendo por matéria-prima o coco e seus derivados. Será trabalhado o máximo do recurso natural em todos os elementos: a toalha é de fibra do coco, os jogos americanos do paneiro do coqueiro, os porta-guardanapos, taças, cumbucas, cuias, farinheira, talheres de servir e travessas, etc., tudo isso feito da casca do coco seco, sendo que algumas estarão com polimento. Essas mesas serão iluminadas com dois lustres também feitos dos derivados do coqueiro. Nos centros das mesas, os arranjos serão produzidos com folhas do coqueiro e cachos de coco.

20 de Novembro - Sarau Gastronômico
Mistura de música e gastronomia, com a chef baiana Morena Leite. Local: Villa dos Corais. Horário: De 21h às 24h

20 a 22 de Novembro - Cozinha Show.
Oficina de Drinks Tropicais com Coco - SENAC
Decoração com frutas e legumes - SENAC
Apresentação das receitas dos restaurantes participantes.
Aulas de gastronomia com chefs convidados.
Receitas Nestlé e Maggi pelo chef Luciano
Alternativas Alimentares - Instituto Invepar
Frigideira de Caju com Coco e Arroz de Coco
Moqueca de Jaca Verde e Arroz de Coco
Cocada com Casca do Abacaxi e Coco

20 a 22 de Novembro - Mercado do Forte

Na Vila de Praia do Forte, 20 barracas com produtos da gastronomia e da região como:doces em compotas, salgados (com aproveitamento integral de alimentos), mel em favo, engarrafado e colméia, fitoterápicos, medicamentos (mudas medicinais, e multimistura), hortaliças (produtos orgânicos)/beijus,pé-de-moleque, pamonha e cachaças da Bahia.

Arte e Artesanato com: cerâmica, retalhos, coco, bonecas de pano, utilitários feitos do coco, instrumentos musicais, bijouterias, bolsas, etc.


* Fonte Agência Sebrae de Notícias Bahia (ASN-BA).