Registrando um índice de 100% de participação de inscritos e trazendo para o meio acadêmico a discussão sobre temas que envolvem a sustentabilidade e os desafios do crescimento regional, a nova legislação de habitações de interesse social, fontes de energia e desenvolvimento, acessibilidade e obras de engenharia de grande porte no Brasil, a Faculdade de Tecnologia e Ciência de Itabuna encerrou na noite da última sexta-feira, dia 30, o II SEA - Seminário de Engenharia e Arquitetura do Sul da Bahia, que na avaliação dos organizadores foi um verdadeiro sucesso.
O evento começou na quarta-feira (28), no Auditório da FTC, trazendo para o debate com estudantes e profissionais da área de Engenharia e Arquitetura palestrantes como o professor Fernando Rebouças Stucchi, o deputado federal Zezéu Ribeiro, o professor Álvaro Leite, o arquiteto Edmundo Filho e o representante do Crea-Bahia, engenheiro Giese Nascimento Filho.
Durante a abertura do Seminário, o diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo destacou o quanto é importante para a academia, para os estudantes e a comunidade regional promover a discussão de assuntos que hoje, mais do que nunca, dizem respeito ao desenvolvimento planejado para o Sul da Bahia. "Enquanto instituição responsável pela formação de futuros engenheiros a Faculdade deve sim ampliar a compreensão da sociedade sobre os impactos que os novos investimentos previstos pelo governo federal para a região vão gerar nos aspectos econômicos e sociais", justificou.
Na quinta-feira, 29, o deputado federal Zezéu Ribeiro trouxe como contribuição para o debate as questões que envolvem a nova legislação com vistas a Habitações de Interesse Social. O parlamentar baiano cobrou dos profissionais de engenharia e da arquitetura um maior envolvimento na defesa do tema. O Seminário foi encerrado pelo professor Fernando Stucchi.