Um total de 23 novas oportunidades de investimentos presentes no Polo Industrial de Camaçari (PIC) e identificadas a partir das necessidades de adensamento e complementação das cadeias produtivas já existentes no local. Este é o principal destaque do Guia de Atração de Investimentos que o Governo da Bahia, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) lançam nesta quarta-feira (28), às 9 h, no auditório da Fieb, em evento que deverá contar com a presença do governador Jaques Wagner.
Fartamente ilustrado, com 36 páginas e um encarte especial, o guia detalha a infraestrutura, facilidades e serviços já existentes no PIC e as possibilidades de complementação de suas cadeias produtivas mediante a utilização e processamento das matérias-primas disponíveis na Bahia, em áreas como fabricação de produtos petroquímicos e inorgânicos, fertilizantes, produtos à base de celulose e metalurgia.
Elaborado conjuntamente pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Cofic e Fieb, o guia traz ainda indicadores socioeconômicos atualizados da Bahia e informações detalhadas sobre o Polo Industrial de Camaçari.
"Trata-se de uma importante ferramenta de orientação ao empresariado que deseja aproveitar as boas oportunidades de investimento proporcionadas pelo nosso polo industrial, que permanece extremamente competitivo e aberto à modernidade e à inovação empresarial", afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.
"Além de trazer subsídios importantes para a tomada de decisão pelos investidores, o guia também elenca as atividades institucionais e de apoio disponíveis nas várias secretarias e órgãos estaduais, além de incentivos fiscais e linhas de financiamento para novos empreendimentos", ressaltou.
A publicação detalha ainda itens como controle e proteção ambiental, serviços técnicos e capacitação de mão-de-obra, enfocando centros tecnológicos e de formação profissional como o Senai, Cimatec, Ceteb, Ufba, Unifacs, Famec, Ceped, Uneb e IEL.
"Paralelamente ao lançamento do Guia de Investimentos, o evento na Fieb também servirá para o governador fazer a apresentação ao empresariado e à imprensa do novo secretário extraordinária da Indústria Naval e Portuária, o engenheiro baiano Roberto Benjamin", informou James Correia.
Governança Corporativa
A elaboração do Guia de Atração de Investimentos do PIC resultou de uma ação de governança corporativa estabelecida entre o Governo da Bahia (através da Sicm), o Cofic e a Fieb, dando sequência às ações previstas na Carta do Polo Industrial de Camaçari, entregue ao governador Jaques Wagner em junho do ano passado, durante as comemorações dos 30 anos do complexo, responsável por uma expressiva contribuição para o desenvolvimento do estado e do País.
O documento contém proposições estruturantes em áreas prioritárias do PIC, visando assegurar a sua competitividade atual e futura, no que foi denominado pelo próprio governador como Polo + 30. Especialmente no que se refere a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica e expansão e adensamento da cadeia produtiva. Tudo isso visando criar as condições para um novo ciclo de crescimento sustentável no complexo.
A expansão dos horizontes no Polo é um dos principais objetivos do Guia de Atração de Investimentos, que traz um encarte complementar com 52 páginas onde são apresentadas 23 oportunidades de novos negócios, dispostas em cinco categorias: Produtos Petroquímicos (borracha SBR, acetona, polibutadiedeno, cumeno, fenol, ácido adípico, ácido tereftálico, ácido acético, acetato de vinila/ polivinila, resinas estirênicas de engenharia e ácido acrílico); Produtos Inorgânicos (óxido de cálcio, carbonato de cálcio preciptado, hidróxido de magnésio, sais de cromo, sais de manganês e carbonato de sódio anidro); Fertilizantes (ácido fosfórico, fosfato de monoamônio e de diamônio); Produtos à Base de Celulose (papel celofane e acetato de celulose); e Produtos Metalúrgicos (cromo metálico eletrolítico e manganês metálico eletrolítico).
Formuladas em linguagem clara, as informações incluem desde a caracterização dos produtos e suas aplicações mercadológicas, até a disponibilidade de matérias-primas e principais mercados.