Com o objetivo de discutir oportunidades de negócios e investimentos na região foi lançado na última quinta-feira, dia 8, o Fórum de Líderes Empresariais de Itabuna, numa promoção da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) em conjunto com a Câmara de Diretores Lojistas e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom), durante almoço de adesão no Tarik Fontes Plaza Hotel.
O doutor pela Universidade do Sul da Califórnia, Geraldo Caravantes, considerado um dos maiores especialistas em administração do país, falou na oportunidade sobre o Papel da Liderança no Desenvolvimento da Nova Economia da Região Cacaueira.
Para o presidente da ACI, Eduardo Fontes Neto, o lançamento do Fórum é um marco para a discussão das oportunidades geradas pelo projeto do complexo intermodal que integra o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste, a ZPE e o aeroporto internacional de Ilhéus. O projeto desenha, segundo ele, não apenas a integração de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Itajuípe e Itacaré numa região metropolitana, como vai exigir investimentos em infraestrutura, como a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna.
Eduardo Fontes defende ainda a mobilização da sociedade civil organizada para a discussão das oportunidades para os diversos setores, o que exige a capacitação dos líderes regionais para um processo de longo prazo.
Para o empresário Givaldo Sobrinho, que também é professor da Uesc, o fórum tem como foco a abertura da discussão sobre uma nova economia que nasce com o projeto do complexo intermodal através da proposta de oportunidades de negócios e de novos investimentos na região.