Economia

MINISTRO DA PESCA E GOVERNADOR ENTREGAM UNIDADES DE INSUMO PARA PESCA

Vide
| 14/09/2009 às 14:18

A inauguração simultânea de 120 fábricas de gelo por todo o país reforça nesta terça-feira (14), às 16h, a estruturação da cadeia produtiva do pescado no Brasil. A solenidade principal acontece na Bahia, na sede da Cooperativa de Pescadores da Baía de Todos os Santos, Plataforma, onde o governador Jaques Wagner e o ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolim, entregam aos pescadores de Salvador e Valença quatro unidades de insumo para a pesca de captura, sendo duas na capital e duas para a cidade do Baixo Sul.


De um lado, a puxada de rede dos bairros de Itapuã e Plataforma ganha melhores condições de melhorar a oferta de pescado aos fregueses, com preços mais acessíveis, reduzindo a distância entre pescador e consumidor. Do outro, os saveiros de Valença e da localidade de Guaibim serão beneficiados com equipamentos, que fazem parte de um investimento total de R$ 35 milhões.

A Bahia é o terceiro maior estado do país no setor de pesca e aquicultura, ficando atrás
apenas de Santa Catarina e Pará. É o segundo em número de pescadores, perdendo a liderança apenas para o Pará. A Bahia produz hoje 80 mil toneladas de pescado, sendo que somente 20% desse total são oriundos das atividades da aqüicultura, número considerado insuficiente, principalmente considerando a riqueza de recursos hídricos do estado.