Economia

EXPOFEIRA: LEILÕES DE RAÇAS NELORE E GUZERÁ MOVIMENTAM FINAL SEMANA

Vide
| 12/09/2009 às 12:02
Alta qualidade genética dos nelores atrai compradores de todo país
Foto: Divulgação
  A alta qualidade genética da raça Nelore foi um dos grandes destaques que movimentaram o 1° Leilão Nelore Princesa na noite de sexta-feira (11), na Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2009), que acontece até este domingo (13) no Parque de Exposição João Martins da Silva.


  O evento foi realizado pela Leilo Norte e reuniu centenas de pecuaristas da região e de outros estados, que vieram atraídos pelas oportunidades de negócios e pela linhagem dos animais.


  "É um momento importante para o criador comprar e vender animais de alta qualidade genética. Também é uma forma de integração, pois os pecuaristas que se encontram, trocam experiências, fazem negócios entre si e fomentam toda uma cadeia produtiva", afirmou Miguel Pinto representante da Associação Baiana de Criadores de Nelore (ABCN).


  Catorze animais de Feira de Santana e outras cidades da Bahia foram leiloados. Os animais foram comercializados a preços que variam de acordo com a idade, sexo e morfologia. Os lotes foram colocados à disposição dos pecuaristas com prazos atraentes em até 20 parcelas sem juros. O primeiro lote do Leilão foi arrematado por um pecuarista do município de Senhor do Bonfim.


  Para Miguel Pinto o sucesso do Leilão consiste justamente na qualidade genética "Os animais colocados à disposição foram de alta qualidade genética. Estamos satisfeito com o resultado alcançado", assegurou.


GUZERÁ

Com fêmeas ranqueadas com valores bem superiores aos reprodutores machos, os zebuínos da raça Guzerá conquistam os pecuaristas pela dupla aptidão, se destacando tanto na produção de carne quanto de leite. As características do animal que durante dois dias, na quinta-feira (10) e nesta sexta-feira (11), foram as estrelas nas pistas de julgamento, por se aclimatarem tão bem no semi-árido, refletem a busca incansável pela melhoria genética através da seleção dos melhores reprodutores da raça.


Com 141 animais presentes este ano na Expofeira 2009, a raça Guzerá está reunindo no Parque de Exposição João Martins da Silva criadores dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília, Sergipe e também da Bahia. Somente os baianos somam 22 criadores de grande porte.


Um animal macho da raça guzerá chega a pesar até 1.200 quilos em sua fase adulta. A fêmea, ranqueada dentre as melhores da espécie, chega a custar em torno de R$ 50 mil. "São animais bastante utilizados para a transferência de embriões, proporcionando o retorno dos investimentos em tempo curto", frisou o pecuarista Benício Cavalcante, representante do Núcleo de Criadores de Guzerá para a Bahia e Sergipe.


Na mostra agropecuária deste ano, o destaque no julgamento de pista das fêmeas da raça ficou para a zebuína grande campeã Coordenadora Fibe, do criador Carlito de Lima Felisberto e exposto por Acebíades Paes.


Justamente pela importância do Guzerá nos rebanhos de bovinos da região, a Expofeira atualmente é a segunda maior mostra agropecuária do Norte e Nordeste do país. Até quinta-feira (10), a raça movimentou R$ 283 mil, valor que apenas marca a tendência de bons negócios, já que o maior montante de vendas se concentra nos dois leilões que serão realizados sábado (12) e domingo (13).