Economia

USUPORT REÚNE EMPRESÁRIOS E AUTORIDADES PARA COMEMORAR 5º ANO

vide
| 31/08/2009 às 19:08
Associados, autoridades, empresários, representantes de entidades de classe e jornalistas participam na próxima quarta-feira (02), às 12h, no Pestana Bahia Hotel, da comemoração do 5º aniversário da Usuport - Associação de Usuários dos Portos da Bahia. O evento terá como palestrantes o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, que vai falar sobre os investimentos em logística do Estado, e o gerente de Logística da Braskem, José Frederico Maciel, apresentando os projetos da empresa para a ampliação do Porto de Aratu.

A Usuport é uma entidade sem fins lucrativos que tem a missão de defender o interesse dos usuários dos terminais portuários públicos do Estado e de suas vias de acesso, harmonizado com a defesa do interesse público. No início, denominada Associação de Usuários dos Terminais Portuários de Salvador, reunia 25 associados. Hoje, são 40, que respondem por cerca de 60% do movimento de cargas nos portos de Salvador, Aratu e lhéus.

Histórico

A primeira ação da entidade foi no sentido de assegurar a capacidade de expansão dos produtos gasosos e granéis líquidos no porto de Aratu, interesse da Braskem e do próprio pólo petroquímico. Em junho de 2005, a instituição promoveu seu primeiro Seminário de Modernização dos Portos, com o tema Regulação e Concorrência, que reuniu 200 participantes. Foi o marco inicial de forte atuação da entidade que trouxe o tema dos portos para a pauta da imprensa, tanto em Salvador como em âmbito nacional.

Em 2006 foi promovido o segundo seminário com o tema Acessibilidade Terrestre, do qual resultou, provavelmente, a maior contribuição da Usuport para a modernização da infraestrutura portuária - o projeto da Via Portuária - incluído no PAC, ampliando horizontes de competitividade do Porto de Salvador. Ainda neste ano, a Usuport obteve, por meio de medida judicial, a suspensão definitiva da THC2 (Taxa de Segregação de Contêineres) e elaborou a Agenda para Infraestrutura na Bahia - 2007-2011.

Em 2007, assumiu nova identidade, tornando-se estadual, com a mudança da sua razão social para Associação de Usuários dos Portos da Bahia. Elaborou e executou o projeto cultural do livro "Abertura dos Portos 200 Anos", editado em 2008, com apoio da Coelba. A edição esgotou-se rapidamente, após lançamento na Associação Comercial da Bahia que, à época, abrigava a sede da Usuport.

Depois de quase um semestre de discussões internas, em 16 de dezembro de 2008, a Usuport decide por uma posição oficial sobre a ampliação do Porto de Salvador, com no mínimo quatro berços de atracação, com 350 metros cada, até 2012.

No ano em que comemora o seu quinto aniversário, a Usuport dá continuidade a seus estudos, pesquisas e trabalhos, sempre voltados a servir à competitividade logística da economia baiana. Traz à luz o tema da estadualização dos portos, que tenderia a assegurar melhor integração entre o setor portuário e as políticas de desenvolvimento, como já acontece em Santa Catarina, Paraná, Ceará e Pernambuco.