Vide
A Câmara de Vereadores de Salvador reconhece a atuação do PromoBahia - Centro Internacional de Negócios - para promover o comércio exterior do estado. Por iniciativa da vereadora Andréa Mendonça, a Câmara incluiu na sua ata de trabalho e enviou mensagem ao presidente do PromoBahia, Ricardo Saback, parabenizando pela "coordenação da Rodada de Negócios na Fenagri, em Juazeiro, com a participação de investidores da Holanda, Espanha, Argentina e Brasil, destacando a fruticultura como uma das melhores opções de investimento na agropecuária".
"Mais de três milhões de reais de novos investimentos foram anunciados pelas empresas que participaram da Rodada de Negócios", afirma Ricardo Saback, ressaltando que "86% dos executivos consideraram uma oportunidade para encontrar potenciais parceiros para seus negócios". Com metodologia própria do PromoBahia, a Rodada de Negócios apresenta-se como "um dos instrumentos mais eficazes para a promoção e efetivação de negócios, principalmente como oportunidade de encontro entre as empresas baianas e nacionais e de outros países com interesses mútuos".
Para incentivar e apoiar a internacionalização das empresas baianas, além das Rodadas de Negócios e de um amplo programa de capacitação empresarial, Ricardo Saback destaca a instalação, de forma pioneira no estado, do Balcão de Negócios para intermediação entre a oferta produtiva e a demanda do mercado. "Apesar da crise financeira mundial, conseguimos contribuir para a inserção de novos segmentos no mercado internacional, assim como para a abertura de novos mercados para os produtos baianos. Além dos tradicionais Estados Unidos e Europa, depois de uma forte aproximação institucional, hoje a China é o principal parceiro comercial da Bahia e com grandes chances de ampliação. O mesmo vem acontecendo com o mercado africano, com seus países em reconstrução, ou mesmo com os vizinhos da América Latina".