Em funcionamento há 8 meses na capital baiana, a Pro Brasil nasceu em Belo Horizonte. Atualmente, está entre as 30 maiores agências do Brasil, segundo o ranking do Ibope Monitor, e conta com mais de 80 funcionários. Dentre os clientes atendidos figuram grandes empresas como Ricardo Eletro, Seculus Relógios, Gran Prie, Le Biscuit, TV Aratu e Syene Empreendimentos.
A vinda para a Bahia aconteceu através de uma sociedade com os publicitários baianos Carol Santana e PG Ribeiro. Com mais de dez anos de experiência e profundo conhecimento do mercado local, a dupla agora comanda a Pro Brasil Nordeste, junto com Euler Brandão e Júlio Alves, fundadores da empresa. Em 2003, Carol e PG fundaram a Comunique, que atendia contas como Le Biscuit e Syene. As atividades da agência foram encerradas com a sociedade, e os clientes antigos foram agregados à carteira da Pro Brasil.
"A sociedade se firmou principalmente por uma afinidade de valores. Carol e PG conhecem o mercado baiano como poucos e se alinham à filosofia da Pro Brasil: conhecer o cliente profundamente para identificar problemas e oferecer solução, com foco em resultados", afirma Brandão, que responde pela diretoria de atendimento e planejamento em Minas. Apesar do pouco tempo de operação, a unidade Nordeste já responde por 40% dos negócios da Pro Brasil.
Mais do que uma agência de propaganda, a Pro Brasil é uma agência de negócios. "Entendemos que a comunicação é uma ferramenta de grande valor para fazer girar o negócio dos nossos clientes, muito mais do que apenas criar belos anúncios", explica Carol Santana, que ocupa o cargo de diretora de atendimento e planejamento. "O que não significa que a criatividade seja deixada de lado, ao contrário: ela é aplicada a favor dos objetivos de empresas e marcas, sempre com foco em resultados palpáveis", completa PG, diretor de criação.
"Nosso objetivo é oferecer alternativas estéticas e de comunicação que retratam inovação, posicionamento e diferenciação, obtendo vantagens competitivas sustentáveis. Isso decorre de um envolvimento total com o negócio do cliente", destaca Brandão. No novo escritório localizado na Rua Frederico Simões, próximo à Av. Tancredo Neves, toda a equipe é baiana. Além da agência, fazem parte do grupo Pro Brasil as empresas PDVBrasil, especializada em arquitetura e gestão de expansão de redes de varejo, e PDVDesign, que fornece serviços de trade marketing - ramo do design voltado para o ponto de venda.
Um dos grandes cases da agência é a comunicação da Ricardo Eletro. Desde o lançamento da rede, a propaganda buscou diferenciar a Ricardo da concorrência, apostando em campanhas de alto impacto e posicionando a empresa como especialista em preço baixo. Resultado: após 6 anos de parceria com a Pro Brasil, a rede tem hoje 7 vezes mais lojas do que em 2003, expandiu suas operações para 8 estados, além do Distrito Federal, e multiplicou em muitas vezes o seu faturamento.
Outro trabalho de sucesso da Pro Brasil é o posicionamento da Le Biscuit. Marca forte no mercado baiano, a rede varejista alavancou suas vendas com a utilização de um conceito que, na verdade, já existia na essência da empresa, e hoje está representado em toda a sua comunicação: a ideia de que, na Le Biscuit, o cliente encontra tudo o que deseja e precisa. Neste caso, o diagnóstico preciso da agência foi fundamental. "Ao perceber que a variedade do mix de produtos é o verdadeiro diferencial da rede, ficou fácil decidir sobre que conceito a comunicação deveria estar baseada", explica PG. "E por se tratar de um conceito que expressa o DNA da rede, é possível utilizá-lo em todas as campanhas, gerando unidade na comunicação e potencializando a exposição da marca", arremata Carol.