vide
O governo da Bahia melhorando a zona rural do município de Juazeiro, a 500km de Salvador. Mais dois sistemas de abastecimento de água foram construídos, outros três se encontram em fase de conclusão e outros dois vão ser iniciados.
Com investimentos da ordem de R$500 mil, essas obras, sob a responsabilidade da Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb).
Os empreendimentos, que fazem parte do Programa Água para Todos (PAT), serão anunciados pelo governador Jaques Wagner no próximo dia 15.
O sistema integrado de abstecimento de água concluído pela Cerb vai atender às localidades de São José, Angico, Zé Pires e comunidades próximas.
Em Olho D´Água, o sistema de abastecimento também foi construído. Para o presidente da empresa, Cícero Monteiro, o investimento em abastecimento de água é vital para a saúde das pessoas e ao mesmo tempo proporciona uma nova condição de desenvolvimento. "Qualquer região só pode crescer, desenvolver-se, se tiver oferta de água".
As soluções para a questão do abastecimento de água variam de acordo com cada região e a Cerb tem utilizado tecnologia alternativa para resolver o problema. Nas localidades de Lagoa do Boi e Manoel Patrício, onde os sistemas de abastecimento de água estão sendo construídos, a água dos poços tubulares é salobra, o que inviabiliza o aproveitamento para consumo humano e até animal.
A solução encontrada pela Cerb foi a instalação de dessalinizadores, que produzem água de excelente qualidade dando a essas comunidades uma melhor condição de vida.
Nos distritos de Juá e Vereda do Meio, os poços tubulares já foram perfurados, mas também apresentaram teor de salinidade. A Cerb vai iniciar a construção dos sistemas e instalar aparelhos dessalinizadores que vão transformar água salobra em potável.