Economia

BAHIA VAI A FRANCAL TENTAR TRAZER NOVOS INVESTIMENTOS PARA O ESTADO

vide
| 13/07/2009 às 18:14

Visando tentar atrair novas indústrias e investidores e dar mais visibilidade às empresas do setor coureiro e calçadista instaladas no estado, o Governo da Bahia, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), participa, de 14 a 17 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, da Francal 2009 - 41ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes.


Considerada a maior feira calçadista do mundo, a Francal 2009 marca oficialmente o início da moda primavera-verão em sapatos e acessórios, no que é considerado o melhor período de vendas para o setor. Por este motivo, é a melhor oportunidade do ano para a realização de grandes negócios e aguardada com grande expectativa pelo mercado, com os fornecedores aproveitando para fechar importantes contratos de venda com compradores nacionais e estrangeiros.


Este ano, o stand da Bahia terá 126 m² e será dividido entre a área institucional da SICM, que atuará na atração e captação de novos empreendimentos para o estado, e as empresas calçadistas baianas Lovelly, Classe Couro, Vilhena Carvalho e Acaiaca, que exporão seus produtos.


Ao longo dos últimos anos, o Governo da Bahia vem marcando presença assídua na Francal, por considerar o evento de grande importância para a consolidação do polo coureiro-calçadista baiano, que concentra dezenas de fábricas de calçados e componentes espalhadas por várias cidades do interior, com investimentos privados de mais de R$ 500 milhões e acima de 30 mil postos de trabalho gerados.


"Os contatos realizados na feira são importantes para divulgar as nossas potencialidades e vantagens competitivas no setor e mostrar nossa disposição de estabelecer um diálogo permanente com os investidores e empresários dessa importante atividade produtiva", disse o secretário da Indústria e Comércio, Rafael Amoedo, que estará presente no evento representando o governador Jaques Wagner.


Novos negócios


Numa ação que visa a trazer de volta os compradores que deixaram de comparecer às últimas edições da feira, a Francal 2009 está patrocinando a vinda de 100 lojistas de vários estados brasileiros e 50 importadores da América Latina, divulgando ainda pacotes de viagem e hospedagem com tarifas promocionais e incluindo grandes eventos na programação oficial da feira. Como o Fórum de Moda & Marketing e o 13o Seminário Nacional da Indústria de Calçados, entre outras novidades.


Esta edição da Francal assume caráter ainda mais significativo para o setor em virtude da turbulência econômica, representando um bom  momento para a retomada dos negócios. Daí a participação das empresas dos polos calçadistas ser considerada estratégica, não apenas por parte das principais marcas nacionais, mas também das pequenas fábricas, por meio de estandes coletivos, como o montado pelo Governo da Bahia.