Economia

CEPLAC RESISTE E DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CACAU NO DIA INTERNACIONAL

vide
| 02/06/2009 às 18:28
 

"Desenvolvimento com sustentabilidade" é o tema das comemorações do Dia Internacional do Cacau, previsto para o próximo domingo (7), na Sede Regional da Ceplac. A informação foi prestada pelo Superintendente Regional, Antônio Zózimo de Matos Costa. Segundo ele, para lembrar a data, acontecerá uma solenidade às 8 horas, no auditório Hélio Reis, situado no Centro de Pesquisas do Cacau, no km 22 da rodovia Ilhéus-Itabuna, com a participação de lideranças rurais e políticas, representantes de organismos públicos e privados, pesquisadores, técnicos e dirigentes do órgão, além de parlamentares baianos ligados à questão do cacau.


O evento é promoção conjunta da Ceplac-Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, organismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. De acordo com Antonio Zózimo, as atividades serão iniciadas com a apresentação do Coral de Ceplac e a saudação do diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota, e pronunciamentos dos representantes dos produtores de cacau, parlamentares e do secretário de Agricultura da Bahia, Roberto Muniz.


A programação terá ainda assinatura de convênios e entrega de diplomas ao "Cacauicultor do Ano" e ao "Destaque Produtor Familiar". Este ano, a Ceplac decidiu adotar o tema "Desenvolvimento com sustentabilidade" para evidenciar e demonstrar a importância da revitalização da lavoura cacaueira e da preservação da biodiversidade da Mata Atlântica. A proposta é ampliar as diversificações paralelas ao agronegócio cacau e reafirmar a sustentabilidade, a tecnologia e as experiências da cacauicultura brasileira.


DOMINGO

O Dia Internacional do Cacau é comemorado anualmente no primeiro domingo de junho. A data foi criada em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler, durante uma conferência interamericana do cacau, que reuniu especialistas de todo o mundo. Tem o objetivo de promover a cultura, atualizar conhecimentos, trocar experiências entre pesquisadores, estreitar o relacionamento entre as instituições e homenagear os agricultores que mais se destacaram nos últimos doze meses.

O cacau é uma cultura preservacionista. Em função disso, desde 2005 as comemorações do Dia Internacional do Cacau ocorrem juntamente com as do Dia do Meio Ambiente. O encontro tem o objetivo de promover a cultura do cacau, atualizar conhecimentos, trocar experiências entre pesquisadores, técnicos, extensionistas e produtores de cacau, estreitar o relacionamento entre as instituições e homenagear agricultores.

O Dia Internacional do Cacau é promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, organismo do Ministério da Agricultura voltado para a promoção do desenvolvimento rural sustentável das regiões produtoras de cacau do Brasil. Uma das missões da Ceplac é gerar, difundir e transferir tecnologia para a cacauicultura. Cabe, também, promover a sustentação agronômica dessas regiões e implementar ações voltadas para a conversação e a preservação ambiental, por estar inserida na Mata Atlântica e na Floresta amazônica - dois dos mais estratégicos ecossistemas do país.