Economia

CUT BAHIA PROMOVE ELEIÇÃO E ESTABELECE NOVAS DIRETRIZES PARA ENTIDADE

vide
| 19/05/2009 às 12:10
A Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-Bahia) anuncia eleições para o próximo mês. O pleito será realizado em Salvador, de 12 a 14 de junho, durante o 12º CECUT- Congresso Estadual "José Olívio".

O presidente da entidade, Martiniano Costa, afirma que o Congresso apontará as novas diretrizes da entidade para os próximos anos, num momento onde a crise econômica e financeira mundial afeta a vida da população.

O 12º CECUT antecede o Congresso Nacional da CUT, 10º CONCUT, que será realizado em São Paulo, de 03 a 08 de agosto.

Martiniano ressalta que a CUT, nesse momento, encerra um ciclo de 25 anos, tendo enfrentado adversidades como a ditadura militar, inúmeras greves e reivindicações diversas. "Agora, um novo ciclo se inicia, para os próximos 25 anos. Nosso desafio é pensar o desenvolvimento sob o olhar do trabalhador, com propostas que garantam mais e melhores empregos, mais justa distribuição de renda e igualdade de direitos", diz.

HOTEL SOL

O 12º CECUT terá cerca de 500 delegados de todo o estado e de inúmeras categorias de trabalhadores da cidade e do campo. Na ocasião, será eleita a nova direção da CUT-Bahia para os próximos três anos. Já estão disponíveis no site da entidade, http://www.cutbahia.org.br/, links para o edital de convocação, modelo de ata, fichas de inscrição e critérios de assembléias. O evento será realizado no Hotel Sol Bahia, Patamares.

CUT-Bahia - A CUT-Bahia é a Central de maior representatividade no estado e a segunda maior do país em sindicatos filiados. Ela representa mais de 400 entidades, três milhões de trabalhadores na base e cerca de um milhão de associados.

José Olívio - O engenheiro civil e sindicalista José Olívio Miranda Oliveira faleceu aos 60 anos, no hospital San Rafael, em Salvador, no dia 10 de dezembro de 2008. Um dos fundadores da CUT, o engenheiro civil Zé Olívio, como era conhecido nos meios políticos e sindicais, participou da fundação do PT, foi presidente da CUT e do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, professor da Escola Politecnica da UFBA, vice-presidente da CUT nacional, representante dos trabalhadores no conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), dirigente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra (Suíça), e da Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres (CIOSL), em Bruxelas (Bélgica).