Vide
A Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente, participou do II Congresso Consad de Gestão Pública, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarios de Estado de Administração (Consad), em Brasília, no período de 6 a 8 de maio .
Dentre vários temas discutidos, a empresa fez parte do painel intitulado "Tendências em Planejamento Estratégico Aplicados à Administração Pública", com a apresentação do trabalho "O Papel dos Macroprocessos Corporativos na Gestão Estratégica da CERB" pelo presidente da empresa Cícero Monteiro e os assessores César Ramos e Roberta Santana.
O congresso reuniu diversos secretários de estado da Administração, gestores de políticas públicas no âmbito federal, distrital, estadual e municipal, acadêmicos e especialistas. Dos 160 trabalhos selecionados para participar do evento, três são da Bahia e entre esses o da Cerb.
Para Cícero Monteiro, no processo de elaboração de um planejamento estratégico, nos moldes tradicionais, o olhar mais apurado sobre os processos corporativos costuma ocorrer na fase de alinhamento organizacional às estratégias definidas, quando se busca definir a contribuição do nível operacional para as questões estratégicas.
O trabalho apresentado mostra uma arquitetura estratégica alternativa, utilizada na Cerb, na qual os macroprocessos corporativos se constituíram em elementos centrais na definição das iniciativas estratégicas, na medida em que são impactados significativamente por elas, bem como no alinhamento das unidades organizacionais às estratégias, através de um método que permite a visualização das contribuições destas unidades para a consecução dos objetivos estratégicos por intermédio das especificações dos macroprocessos.
Como resultado desse trabalho foram apresentados o cumprimento das metas do Programa Água para Todos, o cumprimento de 95% do investimento e alguns resultados siginficativos do nível tático.