Desde que foram impostas restrições sobre pousos e decolagens no aeroporto de Ilhéus, foram muitas as reuniões mantidas entre a Amurc e órgãos ligados a aviação civil, a última foi entre diretores da TAM e Gol, em São Paulo, onde Moacyr Leite e Newton Lima, reivindicaram junto as companhias a implantação de novos vôos com horários mais flexíveis para atender a demanda regional, como por exemplo : vôos partindo de Ilhéus no primeiro horário da manhã e retornando à noite.As companhias se mostraram com disposição em direcionar esforços para a normalização dos vôos.
Na última reunião, o presidente da Amurc, e prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, considerou esclarecedora a conversa que manteve com o Superintendente de Infraestrutura Aeroportuaria da Anac, Anderson Ribeiro Correia, que afirmou não haver mais nenhuma restrição quanto a pouso e decolagem no aeroporto Jorge Amado, apenas uma restrição quanto aeronaves modelo A320 da TAM e o 737 800 da Gol, devido ao tamanho das mesmas e o cumprimento da pista.
A ação que deve ser feita agora é junto as companhias, para que possam disponibilizar aeronaves do tipo A 319 e a 737300 que são usadas na ponte aérea Rio-São Paulo, e também contactar outras companhias aéreas que tenham interesse de operar a partir do aeroporto Jorge Amado.
Para Moacyr Leite, "a luta pela regularização nos vôos do aeroporto de Ilhéus, passou a ser uma questão de honra para todos nós , pois o aeroporto de Ilhéus, é uma das principais portas de entrada da economia e do turismo de nossa região". Finalizou. (Por Juarez Nunes)