Economia

INSTITUTO NEXTEL VAI AJUDAR NA FORMAÇÃO DE JOVENS NA CAPITAL BAIANA

Vide
| 12/03/2009 às 11:28
Governador e presidente da Nextel na inauguração do Instituto
Foto: Foto: Valter Pontes

   Com a missão de desenvolver o potencial de jovens em situação de risco social, a Nextel inaugura em Salvador o Instituto Nextel, com sede no Pelourinho. Constituída como uma Organização Não-Governamental (ONG), a entidade atua diretamente na formação de jovens para ampliar suas oportunidades de inserção o mercado de trabalho.


   Por meio do programa Conexão Direta com o Futuro, o Instituto Nextel oferece orientação pedagógica e capacitação prática a jovens que estejam cursando ou já tenham completado o Ensino Médio em escolas da rede pública. O programa inclui seis meses de aulas diárias no Instituto, proporcionando aos adolescentes uma visão mais ampla sobre cidadania, cultura e conhecimentos técnicos ligados a serviços de telemarketing e atendimento a clientes.


  O curso oferece aulas de português, matemática, informática e noções de inglês. Todos os alunos ainda participam de uma vivência de duas semanas na própria Nextel para acompanhar na prática as demandas do mercado de trabalho.


"A inauguração do Instituto Nextel em Salvador é mais um compromisso que demonstramos com as pessoas, que vai além dos nossos colaboradores e clientes", destaca Sergio Chaia, presidente da Nextel. "Mais do que nos tornar uma referência em formação de jovens, queremos que esses alunos desenvolvam seu potencial, que poderia continuar despercebido sem uma oportunidade como essa", complementa o executivo.


Com investimento inicial de R$ 1,250 milhão por parte da empresa mantenedora, o Instituto Nextel é associado ao GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e conta com a parceria do Instituto Cultural Steve Biko para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e contratação de professores. Os benefícios são complementados pelo próprio Instituto Nextel com a oferta de bolsa aos estudantes e alimentação no período das aulas, além da Odontoprev, que oferece assistência odontológica a todos os alunos durante o período do curso.


Qualificação Superior


Idealizado em 2006 por colaboradores voluntários da Nextel, o Instituto iniciou suas atividades em São Paulo no ano de 2007. Em março de 2008, a entidade formou sua primeira turma, composta por 28 alunos, como um projeto piloto.


O sucesso do programa se refletiu no alto índice de contratação desses jovens no mercado formal de trabalho. Dos 124 jovens formados ao longo de 2008, 77% já ingressaram no mercado formal de trabalho.


A atuação do Instituto Nextel, no entanto, não se encerra por aí. Além do certificado de conclusão do curso, os alunos recebem assistência pedagógica contínua do Instituto Nextel mesmo após a conquista de um emprego.


Fundo Único


Para ampliar os recursos investidos no Instituto de Salvador, a Nextel lançou entre seus colaboradores uma campanha de doação voluntária, na qual todo valor em dinheiro arrecadado entre os funcionários seria investido em igual proporção pela própria empresa. No total, 130 colaboradores se engajaram na ação somente no mês de fevereiro, resultando em um investimento adicional de R$ 24 mil na nova sede do Instituto Nextel.