Vide
Cooperativados e associados do transporte complementar e alternativo de todo o estado formalizaram ontem, na Assembléia Legislativa, a criação da ATAC - Associação das Cooperativas e Associações de Transporte Alternativo e Complementar no Estado da Bahia.
Segundo Dagoberto Muniz, presidente eleito após o ato de fundação, este organismo terá como objetivo agregar representantes do setor para que possam defender e fortalecer interesses comuns, prestando um melhor serviço aos usuários.
A ATAC está sendo criada para fortalecer a categoria, que teve sua lei aprovada e sancionada em fevereiro. A Lei 17.710, de autoria do Executivo, regulamenta o transporte rodoviário intermunicipal e traz para a legalidade mais de 7,5 mil prestadores de serviços do subsistema do transporte complementar. Para Heraldo Rocha (DEM), líder da minoria, a aprovação do projeto foi um dos momentos mais importantes em mais de 20 anos de casa. "Isso me enriqueceu como parlamentar", destacou.
MELHORIAS
O ex-presidente da Comissão de Infraestrutura e atual 2º secretário da Mesa Diretora, o deputado democrata Júnior Magalhães, que promoveu inúmeras audiências públicas para discutir esta temática e teve papel fundamental na aprovação do projeto cedeu o espaço para que "esse importante passo fosse dado".
"A Assembleia participa da criação de uma associação que irá gerar melhoras significativas para a população", frisou Júnior. Já o deputado peemedebista Leur Lomanto Júnior, relator do projeto, destacou a inclusão social gerada com esta lei, mas também ressaltou as dificuldades que ocorrerão para implementá-la na prática.
Para Antônio Lomanto Netto, diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, Agerba, a criação da ATAC "é uma demonstração de união de uma categoria que busca representatividade" e que se fortalece na medida em que congrega aproximadamente 50 cooperativas. "Que essa associação possa a cada dia ampliar o seu debate, pois maior do que a vitória de vocês e do governador é a vitória da sociedade, que vai receber um bom serviço", enfatizou o parlamentar petista Zé Neto.