A I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontecerá no período de 24 a 27 de março, em Salvador (BA), está com as inscrições abertas por meio do site www.mostranacional.com.br. Este será o maior encontro de ações de desenvolvimento regional no país e diversas caravanas, de norte a sul do Brasil, já estão organizadas para participarem do evento. Ao todo, 21 caravanas já confirmaram presença.
Promovida pelo Ministério da Integração Nacional, sob a coordenação da Secretaria de Programas Regionais, com o apoio com o apoio das demais Unidades e Vinculadas, e tem como parceira de realização a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
A abrangente formatação do evento pretende mobilizar segmentos distintos de públicos, desde técnicos e atores sociais envolvidos na área até o público que terá, na Mostra, seu primeiro contato com o tema. Com este propósito, a Mostra será dividida em cinco módulos: Mostra Institucional - divulgação das ações e programas do Ministério da Integração Nacional, vinculados e parceiros; Mostra de Produtos - onde o público poderá adquirir produtos associados ao desenvolvimento regional; Mostra Cultural - interação com a diversidade cultural brasileira; Workshops - palestras, painéis, apresentações e debates sobre experiências concretas, oficinas e minicursos; e Rodada de Negócios - encontros agendados com empresários vinculados aos setores apoiados pelos programas de desenvolvimento regional.
EXPOENTES
A programação técnica, intelectual e cultural, direcionada aos diversos públicos participantes, reunirá os maiores expoentes do segmento de Desenvolvimento Regional do país e internacionais. Entre eles, estará o professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais do Centro de Pesquisa sobre o Brasil Contemporâneo, de Paris, Ignacy Sachs, o diretor geral da Unidade de Comunicação e Informação do Departamento Geral de Políticas Regionais da União Européia (DGRegio), Ronald Hall, a professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar, a professora da Universidade Federal da Bahia, Tânia Fischer e da socióloga Tânia Zapatta.
Entre os palestrantes presentes no dia da abertura também estará o Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, que discorrerá sobre as perspectivas do desenvolvimento regional no Brasil.
Para Márcia Damo, secretária de Programas Regionais e coordenadora geral do evento, "esta será uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e para o fortalecimento das ações e iniciativas de desenvolvimento regional no país".
Com o apoio integral do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a Mostra conta com as parcerias importantes das Secretarias de Políticas de Desenvolvimento Regional, de Desenvolvimento do Centro Oeste, de Infra-Estrutura Hídrica, de Defesa Civil, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), órgãos vinculados ao Ministério da Integração Nacional.
Outras importantes instituições estão envolvidas na realização para que o evento tenha a magnitude planejada, entre elas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Ministério do Turismo - MTUR, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, União Européia, Banco do Brasil -BB, Fundação Odebrecht, Banco da Amazônia - BASA, Banco do Nordeste - BNB, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador e Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.